Uíge - O Petro de Luanda venceu esta quarta-feira, na cidade do Uíge, o Santa Rita de Cássia, por 2-0, em jogo de acerto a 17ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª divisão "Girabola2023/24".
O histórico estádio municipal 4 de Janeiro foi o palco do desafio que contou com mais de cinco mil espectadores.
Os golos da formação tricolor foram apontados pelos avançados Vanilson, aos 32', e Tiago Azulão, aos 45+4', de penalidade.
Com esta vitória, o Petro de Luanda cimenta a liderança da prova com 60 pontos e aumenta para 4 pontos a vantagem sobre o rival Sagrada Esperança, enquanto o Santa Rita de Cássia se mantém no 13° lugar, com 22 pontos.
Numa primeira parte do jogo em que o treinador do Petro colocou toda "carne" no acelerador, foi o Santa Rita que demonstrou muita passividade no sector mais recuado, sobretudo, quando o Petro buscava inspiração de Vanilson, Gilberto, Megue e Soares, activos suficientes que pressionaram muito a turma católica.
A pressão deu primeiro fruto aos 32 minutos. Isolado na área de penalidade, Vanilson, avançado da equipa tricolor, de cabeça, fez o primeiro golo da tarde, após responder positivamente a um cruzamento de Jaredi.
O 2-0 chegou aos 45+4 minutos, de grande penalidade, por intermédio do inevitável Tiago Azulão, depois de uma mão à bola do defensor do Santa Rita de Cássia, na área de penalidade.
Na segunda parte, o Santa Rita veio determinado a mudar o rumo dos acontecimentos e quase conseguia no final, mas nem Fuca, aos 85 minutos, sozinho na área de penalidade, atirou para a defesa segura de Hugo, nem Laton, aos 87 minutos, que rematou de cabeça para o poste direito da baliza de Hugo, acertaram no alvo.
Reacções
Falando à imprensa, o treinador do Santa Rita de Cássia, Ngoma Rafael, que se rendeu às evidências, considerou o jogo muito difícil diante de um colosso que luta para revalidar o título de campeão nacional, apesar de os seus jogadores terem falhado muito, sobretudo nos minutos finais do jogo.
Por sua vez, o timoneiro principal do Petro, Alexandre Santos, considerou, igualmente, uma partida difícil, num estádio que, segundo o técnico, deve merecer uma atenção especial do governo local e dos clubes que utilizam o recinto.
Aplaudiu a vantagem pontual sobre o rival, quando faltam apenas três jogos para o fim da prova.
Na 28ª jornada, a disputar-se já no próximo fim-de-semana, o Santa Rita de Cássia recebe a Académica do Lobito, ao passo que o Petro de Luanda vai à Huila defrontar o Desportivo. JAR