Luanda - O Petro de Luanda venceu esta quarta-feira a Casa do Pessoal do Porto do Lobito, por 111-75, e fica mais próximo da final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino.
Na condição de anfitrião, no pavilhão da Cidadela, o Petro demonstrou todo o seu favoritismo e no quarto inicial venceu por 31 -21.
No segundo quarto, os lobitangas contaram com a inspiração de Valdemar João, que se destacava na construção do jogo defensivo, criando dificuldades aos anfitriões de desenvolverem o jogo exterior que lhes é característico.
Ainda assim, com o jogo controlado, o Petro saiu ao intervalo com vantagem de 57-42.
No terceiro quarto a CPPL mostrou inteligência e qualidade para surpreender, mas tudo que conseguiu foi a derrota mínima de 70-77, a mais curta do desafio.
Quando se previa pelo equilíbrio na ponta final, o Petro reagiu, fundamentalmente com o capitão Yanick Moreira a dominar o jogo de tabelas.
Nesta etapa do jogo, o CPPL apresentou cansaço e desgaste físicos, factores explorados ao detalhe pela equipa vencedora.
Yanick, o capitão dos " tricolores", foi o destaque com um duplo duplo 28 pontos e 15 ressaltos, influente na vitória.
Na outra partida, disputada no mesmo recinto, o Interclube despachou o Vila Clotilde, por 92-80.
A segunda "mão " acontece este sábado.
Equipas:
Petro de Luanda: Gerson Domingos ( 10), Eduardo Simão ( 00) Yanick Moreira (28 ), Levy Miguel (2 ), Childe Dundão ( 9), Kenneth Manuel ( 6), Souleyman Diabate ( 4) ,Cléusio Castro ( 3), Aboubakar Gakou ( 14), Pape Badji (5 ), Glofate Buiamba ( 5), Rigoberto Mendonza (25)
Treinador: Sérgio Valdeomillos
Casa do Pessoal do Porto do Lobito: Geovane Cassange (5 ), João Oliveira ( 8), Fábio Antônio (13), Gedeão Menayame (7) Edson Hilukilwa (9), Daniel Epalanga (00), Obed Kinkela ( 5) Abel Tarcisio (Não foi utilizado), Valdemar João (14 ), Joseney Joaquim ( 12), António Vihilo (00 )
Treinador: Amílcar Benedito
WR/MC