Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Petro procura ascender mais um degrau na BAL

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 12 Abril de 2022 | 01h33
Petro de Luanda lidera Conferência Nilo-Arquivo
Petro de Luanda lidera Conferência Nilo-Arquivo
Marcelino Camões

Cairo (Do enviado especial) - O Petro de Luanda defronta esta terça-feira o Cobra Sport Club do Sudão do Sul, na segunda escala de ascensão ao título da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês).

O desafio decorrerá às 19h30 (mais uma hora que em Angola), no Pavilhão Hassan Mustafa Halls, arredores da cidade do Cairo.

Ciente das suas responsabilidades na prova, onde o objectivo de conquista é assumido, o representante angolano vem de uma vitória com diferença de 29 pontos (90-61), domingo, diante do Cape Town Tigers da África do Sul.

Já o oponente, ferido no seu orgulho, perdeu com o anfitrião Zamalek, sábado, na ronda inaugural, por 63-80, sendo que um segundo desaire começaria a complicar a qualificação entre as quatro equipas aos quartos-de-final.

Líder desta conferência denominada Nilo, com dois pontos, os mesmos que o segundo Zamalek e o terceiro Forces Armées Et Police dos Camarões, o Petro terá pela frente um adversário forte fisicamente, faz muitas penetrações e se apoia nos ressaltos defensivos, fundamentalmente.

Com efeito, o terceiro classificado da edição anterior, decorrida em 2021, no Rwanda, deverá manter a boa defesa demonstrada no embate de estreia e melhorar a eficácia nos lançamentos de curta e longa distância.

O conjunto, sob comando do brasileiro José Neto, é muito solidário é joga bem na base do colectivo, apesar de não ser ainda dominador como tem sido no Campeonato Nacional, onde lídera invicto.

No confronto anterior três atletas atingiram os dois dígitos, nomeadamente, Carlos Morais (23 pontos), Olímpio Cipriano (12) e Childe Dundão (11), sendo que boa parte esteve perto disso. Os 90 pontos marcados foram distribuídos por quase todo colectivo.

O terceiro dia de competição termina às 23h00 com o Zamalek a defrontar o Cape Town Tigers da África do Sul. Esta última formação já leva uma derrota e tudo fará para redimir-se.

Já o representante egípcio, campeão em título, vem de uma vitória e conta com o factor casa, prevendo-se que somará a segunda diante de uma formação com poucos argumentos.

Os seis contendores disputam os quatro primeiros lugares, em sistema de todos contra todos a uma volta, até ao próximo dia 19, e garantirem a vaga aos "play-offs” da final, a decorrer de 21 a 28 de Maio, em Kigali, Rwanda.

Nos "quartos”, recorde-se, já figuram o Rwanda Energy Group, AS Salé do Marrocos, SLAC da Guiné e US Monastir da Tunísia, provenientes da Conferência Sahara, disputada em Março último, na cidade de Dakar, capital do Senegal.

O evento africano de clubes, que desde 2021 adoptou a designação BAL, é organizado pela National Basketball Association (NBA) e a International Basketball Federation (FIBA).

 





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+