Luanda - O Petro de Luanda procura, nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, chegar à final, pela segunda vez, na Liga Africana de Basquetebol (BAL- sigla em inglês) quando defrontar o Cape Town Tigers da África do Sul.
Na primeira edição, em 2021, o Petro ficou na terceira posição, no ano seguinte na segunda e na última caiu para a quarta posição.
Esta quarta edição da competição, que decorre na capital do Rwanda (Kigali), testemunharà a terceira partida entre ambas formações, em menos de dois meses.
Os angolanos e sul-africanos disputaram em Março a conferência Kalahari, na cidade de Pretória, tendo no primeiro jogo o Petro vencido por 100 -88.
No segundo, o bicampeão nacional baqueou, por 78 -84.
Nicolas Fauls, o norte-americano, contratado propositadamente para a BAL, tem sido das melhores unidades na quadra, chegando mesmo aos dois dígitos nos dois jogos iniciais.
Anotou 12 pontos na derrota dos “tricolores” diante do Monastir da Tunísia, por 67-70, e 13 no triunfo apertado diante do AS Douanes do Senegal, por 66-65.
A história deste último desafio demonstra um Petro forte, sobretudo mentalmente, ao recuperar de uma desvantagem de 20 pontos, chegando ao triunfo nos segundos finais com dois pontos do extremo-base Nicolas Fauls.
Já o Cape Town Tigers perdeu para o Al Ahly de Benghazi, por 76 -87, e triunfou ante ao Fus Rabat de Marrocos, por 91-88, resultado obtido no prolongamento, após um empate no tempo regulamentar em 83 pontos.
Na outra meia-final jogam, a partir das 16 horas, as equipas do River Hoopers da Nigéria e o Al Ahly da Líbia.
Das quatro formações presentes nas meias-finais apenas o Petro é totalista nesta versão da prova africana em modelo de Liga, patrocinada pela FIBA-África e NBA.
O River Hoopers disputa às meias-finais pela segunda vez, enquanto que o Tigers e Al Ahly Benghazi são estreantes. WR/MC