Cairo (Do enviado especial) - Com a vitória de sábado diante do Forces Armées dos Camarões, por 73-60, no Pavilhão Hassan Mustafa Hall, o Petro de Luanda garantiu o passe, pela segunda-vez consecutiva, à fase final da Liga Africana de Basquetebol, a disputar-se em Maio próximo no Rwanda.
Depois da terceira posição obtida na primeira edição neste formato de Liga, em 2021, em Kigali, os tricolores são candidatos, outra vez, à conquista do ceptro em posse do Zamalek do Egipto, numa prova a ser disputada em “play-off” por oito formações.
No actual evento, que termina terça-feira, dia 19, na cidade egípcia do Cairo, a equipa liderada por José Neto soma sete pontos e ocupa a segunda posição da classificação, podendo acrescer para nove, em caso de triunfo no seu último jogo.
Segunda-feira, dia 18 (hoje, domingo, regista-se pausa), o líder invicto do Campeonato Nacional defronta a partir das 19h30 o BC Spoir Fukash da RDC, actual última classificada com três pontos, fruto de igual número de derrotas.
Ainda que o Petro perca este derradeiro confronto, matemáticamente ficaria entre o quarteto apurado pelo seguinte: O Cobra Sport Clube do Sudão do Sul tem cinco pontos e pode elevar também para sete, mas se isso ocorrer, a formação angolana levaria vantagem no confronto entre si porque venceu por 92-56.
Pelo presente posicionamento na classificação, está igualmente já apurado o Zamalek do Egipto. Líder desta conferência Nillo, com 8 pontos, pode elevar para 10 caso vença na segunda-feira, a partir das 23h00, as Forças Armées dos Camarões.
Fora o Petro e o Zamalek, a luta para o preenchimento das outras duas vagas para a derradeira fase da Liga está renhida, sendo os principais candidatos o Cape Town da África do Sul, com seis pontos e um desafio por disputar (pode totalizar 8 pts) e o Forças Armées dos Camarões, com quatro pontos e dois jogos por disputar (também pode totalizar 8 pts).
Segue-se o Cobra Sport Club do Sudão do Sul, com 5 pts e um jogo em falta (pode totalizar sete, os memos que o Petro, mas em devantegem no jogo entre si).
O BC Fukash da RDC, que soma três pontos em igual número de derrotas, só pode chegar aos seis, estando definitiamente fora das quatro equipas que podem garantir o passe.
Recorde-se, já estão qualificados para o Rwanda, em Maio, o Energy Group (Rwanda), US Monastir (Tunísia), AS Sale (Marrocos) e SLAC (Guiné), equipas que disputaram a conferência Sahara, em Março.
Calendário do sétimo e oitavo dia de competição
DIA 18, SEGUNDA-FEIRA
Petro de Luanda- BC Spoir Fukash, 19h30
Cobra Sport Club-Forces Armées, 23h00
DIA 19, TERÇA-FEIRA
BC Spoir Fukash-Cape Town,19h30
Zamalek-Forces Armées, 23h00