Cairo (Do enviado especial) - O Petro de Luanda venceu, na noite de domingo, o Cap Town Tigeres da África do Sul, por 90-61, em jogo de estreia dos dois conjuntos na Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em ingles).
Ao intervalo, os "petrolíferos" já detinham vantagem de 44-33, em desafio decorrido no Pavilhão Hassan Mustafa Halls, para a conferência Nilo, iniciada sábado.
Sempre no comanda do marcador, os "tricolores" venceram o primeiro quarto por 23-18, o segundo (44-33), o terceiro (65-48) e o último ( 90-61 ).
Neste confronto, que não contou com público, admitindo-se que seja pela hora de início (23h00), o Petro centrou o seu jogo na base do colectivo, perante a um adversário claramente inferior.
Como resultado três jogadores atingiram a casa dos dois dígitos, nomeadamente Carlos Morais, com 23 pontos, Olímpio Cipriano, com 12, e Childe Dundão, com 11.
Os dois meses parado e apenas duas semanas de treinos parece não ter afectado a maior unidade do ataque petrolífero. Morais foi preponderante pelos pontos que marcou, mas também nos momentos cruciais em que fê-lo, geralmente, com lançamento dos três pontos quando o adversário tentasse recuperar.
O representante angolano volta a evoluir dia 12 diante do Cobra Sport Club do Sudão, que perdeu sábado com a equipa egípcia, por 63-80, no jogo inaugural.
AS EQUIPAS:
Petro de Luanda - Carlos Morais (23 pontos), Leonel Pailo (4), Valelício Joaquim (0), Childe Dundão (11), Jerson Lukeny (4), Jone Pedro (8), Aboubakar Gakou (7), Grson Domingos (8), Yanick Moreira (6), Anderson Correia (6), Thierry Darlan (1) e Olímpio Cipriano (12)
Técnico: José Neto
Cape Yown Yigeres - Ben Myburgh (10 pontos), Myck Kabongo (10), Evans Ganapamo (17), Pieter Prinloo (8), Liam Teide (2), Nkosinathi Festile (0), Lebo Mofokeng (2), Nkisinathi Sibanyoni (10), Lebesa Selepe (2) e Matar Diop (0)
Técnico: Booysen Relton
Ainda no domingo, o Forces Armées Et Police venceu o BC Espoir Fukash, por 77-60, no primeiro desafio do dia.
A prova retoma terça-feira, dia 12, com o cartaz:
Petro de Luanda-Cobra Sport Club, às 19:30 (mais uma hora que em Angola) e Cap Town Tigeres-Zamalek, às 23h00.