Luanda - O Petro de Luanda iniciou, esta quinta-feira, da melhor maneira a fase preliminar da conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês) ao vencer o City Oilers do Uganda, por 89-71, com Gakou no comando.
O poste Aboubakar Gakou foi o melhor cestinha da equipa com 16 pontos como que a justificar o facto de ter sido eleito o jogador mais valioso (MVP) da final do Campeonato Nacional recentemente terminado.
O desafio, referente à primeira jornada da conferência Nilo, que decorre no Cairo (Egipto), foi pautado por momentos de equilíbrio até o campeão angolano impor o seu jogo defensivos, ofensivo e exterior.
Perante a um adversário emergente no mundo evoluído do basquetebol continental, os angolanos cavaram uma margem de 10-0 bem no início de jogo, saindo a vencer o primeiro quarto por 21-14.
Não era espectável, mas no segundo período o Petro experimentou dificuldades e chegou ao intervalo com vantagem curta de 42-39. Antes disso, registrou-se um empate a 42 pontos.
Serena na quadra, a formação do Uganda trouxe uma forma de jogar diferente, sem que o campeão angolano fosse capaz de controlar o desafio, num momento marcado por menos discernimento nas acções defensivas e ofensivas, mas venceram por 66-59.
Foi bem no início do quarto e último período que o Petro mostrou toda a superioridade e nem mesmo os norte-americanos Falado Jones (22 pts) e Justice JR (20 pts) foram capazes e evitar a derrota dos ugandeses.
Na última etapa, os “tricolores” melhoraram na defesa e no ataque, inclusive no jogo exterior, acabando por triunfar de forma tranquila, por 89-71, e se juntarem aos demais vencedores da jornada inaugural.
As equipas marcaram da seguinte maneira:
Petro de Luanda: Childe Dundão (11) Aboubakar Gakou (16), Carlos Morais (11), Souleyman Diabate (09), Gerson Gonçalves (09), Jone Pedro (08), Ater Majok (08), Glofate Buiamba (04) Gerson Domingos (02), Damian Hollis (11), Pedro Bastos (00) e Selfedin Hendawy (00).
Treinador: José Neto
City Oilers: Falado Jones (22), Justice Jr (20), Germaine Roebuck (06), Ngor Barnaba ( 03), Jimmy Enabu (03), Osegun Obe (03), Fayed Baale (02), Abdihaki Ghedi (01), James Okello (01) e Tony Drileba (00)
Treinador: Mandy Jurumi
Com este resultado, o Petro soma dois pontos, na segunda posição da tabela classificativa, os mesmos que o líder Al Alhy, do Egipto, e Cape Town Tigers, da África do Sul, em terceiro.
O conjunto do eixo-viário volta a evoluir sábado ante ao Ferrovíário da Beira, de Moçambique, a partir das 16 horas.WR/MC