Luanda - As equipas de futebol, basquetebol e andebol feminino do Petro de Luanda foram homenageadas, hoje (domingo), na capital do país, pelas conquistas dos campeonatos nacionais e africanos.
Para além destas, a Gala também rendeu tributo as antigas glórias do Clube “petrolífero”, presidido por Tomás Faria, numa das unidades hoteleiras de Luanda.
O evento, visou distinguir a equipa de futebol, campeã nacional e Supertaça, o basquetebol, que foi a modalidade com mais títulos, designadamente, a Supertaça, o Campeonato Nacional e Liga Africana (BAL), ao passo que o andebol, campeã nacional e da Taça de Angola.
Das glórias, realce para antigos atletas de distintas modalidades, como Antoninho, Renato Campos, Benjamin avó, Maria Pedro, Filomena Trindade, Elisa Webba, Sidónio Malamba, Benjamin Romano, entre outros.
O encontro também juntou dirigentes federativos e de outras agremiações desportivas.
Fundado a 14 de Janeiro de 1980, o Atlético Petróleos de Luanda assume-se como a grande potência desportiva em Angola e uma das referências continentais, com um palmarés sem igual no país, sendo conhecido como o “Campeão dos Campeões”.
Na sua trajectória histórica, sendo um clube eclético (polidesportivo), no país, só pode ser comparado ou rivalizado pelo 1º de Agosto, fundando em 1077. WR/VAB