Luanda - O Petro de Luanda goleou o Kabuscorp do Palanca, por 3-0, em jogo da 12ª jornada do Campeonato Nacional de futebol “Girabola`2023-24”, disputado no Estádio dos Coqueiros, na capital do país.
Os golos foram apontados por Jonatha (20`), Guedes (29`) e Inácio Miguel (38`).
Com este resultado, os "tricolores", campeões em título, somam 20 pontos, na segunda posição, menos um que o seu adversário desta tarde, líder com 21 pts.
No entanto, o Petro possui três jogos em atraso.
Sobre o "clássico", registou-se duas falhas flagrantes de Jó Vidal, no início da partida, se concretizadas a história do desafio podia ser outra.
Como em alta competição a ineficácia geralmente paga-se caro, o Petro fez jús a condição de equipa mais titulada da prova (17) e iniciou, aos 28 minutos, a construir uma goleada incomum no histórico das partidas entre ambas.
Equilibrada, com ataques alternados, Higiene Afonso, aos 15`, esteve perto de inaugurar o marcador com um remate à baliza defendida com segurança por Hugo Marques, mas, antes, aos 20`, Eddie Afonso cruzou para a concretização de Jonatha, sem hipóteses para Landu (1-0).
Após o golo sofrido, a equipa do Palanca baixou as linhas, enquanto que a adversária aumentou o volume ofensivo e aos 28` chegou mesmo ao segundo tento, por Guedes.
O terceiro golo dos "petrolíferos" surgiu de um cruzamento de canto cobrado por Jaredi para Inácio Miguel concretizar, aos 39' (3-0), resultado que não mais se alterou até ao fim do desafio.
No reatamento, as agremiações não efectuaram mudanças, mas aos 70`, Alexandre Santos operou duas substituições: fez entrar Carlinho e Mindinho para os lugares de Jaredi e Jonatha, numa tentativa de melhorar a defesa e o meio-campo.
Já Zeca Amaral (técnico do Kabuscorp) respondeu colocando igualmente em campo Babi e Teodoro Correia, que conferiram maior pendor atacante, mas sem que o resultado se alterasse.
O Petro de Luanda volta a jogar quarta-feira (14), para acertar da 5ª jornada, diante do Sagrada Esperança, partida marcada para às 16 horas, no Estádio, 22 de Junho, em Luanda.
A ronda reserva ainda mais seis jogos:
Sábado:
Interclube (13º/6 pts)- Académica do Lobito (8º/10pts), Estádio 22 de Junho, 15h30.
Sporting de Cabinda (15º/5pts) - Recreativo do Libolo (14º/5pts), Tafe, 15h (adiado sine die).
FC Bravos do Maquis (11º/8pts) - São Salvador do Kongo (9º/10 pts), Mundunduleno, 15h.
Domingo
Desportivo da Huíla (7º com 12 pts) -Sagrada Esperança (4º/16pts), Tundavala, 15h30.
Wiliete de Benguela (5º/13 pts) - União de Malanje (10º/9pts), Ombaka, 16h.
1º de Agosto (6º/13pts) - Santa Rita de Cássia (12º/8pts), França N´dalu, 16h
O Desportivo da Lunda Sul (3º com 16pts) folga por força de calendário.
BSV/MC