Luanda - O Petro de Luanda contratou o norte-americano Markieth Cummings, tendo em conta a participação na Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês) e o fim do Campeonato Nacional, completando as aquisições estrangeiras para a presente época.
Segundo o sítio da colectividade “tricolor”, Cummings, de 35 anos de idade, 1.98 m de altura, joga na posição 3 e tem uma vasta experiência profissional em várias equipas na Europa, América, Ásia e África.
No Continente Berço, o extremo americano, representou o Al Ahly do Egipto, onde jogou apenas na temporada de 2016.
Apesar de não ter seu nome escolhido no Draft de 2013, Markieth, teve uma grande carreira na NCAA, representando o Kennesew State, college da 1ª divisão.
Em 4 anos na maior Liga universitária do mundo, o agora jogador do Petro, fez 2048 pontos, 227 assistências, 633 ressaltos, 135 desarmes, 45% nos lançamentos de campo, 30% nos lançamentos de 3PT e 68% nos lances livres.
Em 123 jogos na Kannesew State, o atleta teve uma média geral de 16.9 pontos, 5.2 ressaltos e 1.9 assistências.
Recorde-se, na terça-feira, pela mesma via, o clube liderado por Tomás Faria anunciou, igualmente, a contratação de outro norte-americano para os objectivos da temporada.
Trata-se do base Anthony Nelson, numa informação sem referência sobre o tempo de vínculo entre as partes e nem outros pormenores inerentes.
O jogador de 25 anos de idade, 1,80 m, que não foi draftado pela NBA em 2023, é proveniente da South Kent da High School.
Nos “tricolores”, o norte-americano terá a concorrência na posição de bases de Childe Dundão e Gerson Domingos.
A estreia destes dois activos pode ocorrer na próxima sexta-feira quando o Petro defrontar o CAB de Benguela, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Angola.
Para esta temporada, o clube do eixo-viário contratou, igualmente, os angolanos Edmir Lucas, Clésio Castro e Kenneth Manuel. MC