Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Produção de Lukeny insuficiente para conquista da BAL   

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 28 Maio de 2022 | 19h37
Petro obtém segundo lugar da Liga Africana
Petro obtém segundo lugar da Liga Africana
Cedida

Luanda - Os 28 pontos de Gerson Gonçalves “Lukeny” foram insuficientes para impedir a derrota do Petro de Luanda diante do Monastir da Tunísia, por 72-83, na final da Liga Africana de Basquetebol (BAL), disputada hoje, sábado, no Arena de Kigali, no Rwanda.

Com uma actuação irrepreensível, que lhe permitiu ser o melhor cestinha do jogo, o extremo contribuiu para que o campeão angolano chegasse ao intervalo com vantagem de 40-33, bem servido pelo base Childe Dundão e o poste Jone Pedro.

O encontro foi pautado por um certo equilíbrio, principalmente no aproveitamento dos lançamentos de curta e longa distâncias, com o Petro a perder no quarto inicial, por 17-18.

O segundo foi uma autêntica cópia do anterior, em que os contendores procuravam explorar as falhas mútuas, com maior preponderância da parte “petrolífera”, confrontada com a réplica do Monastir.

No terceiro período, mesmo com a forte pressão dos tunisinos, o Petro continuou à frente do marcador, sem, no entanto, conseguir uma distância confortável, muito por culpa dos erros cometidos.

A partida registou sucessivos empates. Por exemplo, no primeiro período uma igualdade a 14 pontos, no segundo (27), no terceiro (54) e no quarto e último período teve duas igualdades de 61 e 63 pontos.

No ponta final, o diferencial pontual era favorável ao campeão nacional (59-57), mas os tunisinos foram mais eficazes.

Com várias percas de bola e tentativas falhadas de lances de curta e longa distâncias, os comandados do brasileiro José Neto renderam-se ao pendor atacante e concretizador do adversário, que fixou o resultado em 72-83, onze pontos de diferença. 

O jogador Dixon e Lahyani, ambos do Monastir, com 21 pontos cada, contribuíram decisivamente para o triunfo sobre o Petro e a conquista da segunda edição da BAL, na sua nova versão, iniciada em 2021, com organização da FIBA-África e patrocinada pela NBA.           

Na primeira edição, disputada igualmente no Rwanda, o Petro ocupou a terceira posição, na prova ganha pelo Zamalek do Egipto, agora destronado pelo Monastir.      

As equipas anotaram da seguinte forma:

Petro de Luanda: Childe Dundão (01 ponto), Carlos Morais (12), Gerson Lukeny (28), Aboubakar Gakou (3), Jone Pedro (2), Elbert Matithews (0), Gerson Domingos (3), Yanic Moreira (18), Olímpio Cipriano (3), Thierry Darlan (0), Anderson (0), Leonel Paulo (2) e Ângelo Alexandre (0).

Técnico: José Neto (Brasileiro)

Monastir: Michael Dixon (21), Firas Lahyani (21), Ater Majok (14), Jaziri Neji (0), Houssama Marnaui (9), Julius Coles (6), Mouloukou Diabete (4), Abbassi Mohamed (0),  Mokatar Ghyaza (4), Slimane  Radhouane (4), Onana Charles (0), Mahemli Houssem (0), Methnani Wassef (0).

Técnico: Perisic Miodrag (Sérvio)

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+