Luanda - O Petro de Luanda e o US Monastir da Tunísia defrontam-se às 14:30 de sábado, para os quartos-de-final da Liga Africana de Basquetebol (BAL- na sigla em inglês), numa reedição da final do evento de 2022.
A equipa, na altura liderada por José Neto, que ganhou o título de melhor treinador da BAL’2022, acabou perdendo por 72-83, falhando o objectivo de conquista do título da maior montra de basquetebol de clubes a nível da África, nesta nova versão de Liga, patrocinada pela FIBA-África e NBA.
A liderar o marcador até ao último quarto, o Petro não suportou a pressão dos tunisinos, que com a sua persistência viraram o resultado nos últimos 10 minutos, num jogo impróprio para cardíacos.
O destaque na equipa do “Eixo Viário” foi Gerson Domingos “Lukeny”, melhor cestinha do encontro, ao apontar 28 pontos, sendo que na turma adversária destacou-se o norte-americano, Michele Andre Dixon.
Os “tricolores” viajam terça-feira para a cidade de Kigali (Rwanda), depois de esta manhã terem cumprido com a última sessão de treino no país.
Para chegar a etapa final, o Petro ficou na segunda posição da Conferência Kalahari, que decorreu em Pretória, África do Sul, no mês de Março.
Já o Monastir foi o terceiro classificado na conferência Sahara, decorrida em Dakar, capital do Senegal.
O técnico dos "tricolores", Sérgio Valdeomillos (substituto de José Neto) vai se estrear na prova, tal como o extremo- base Nicolas Faust, jogador norte-americano recentemente contratado.
Para esta empreitada viajam os seguintes jogadores:
Bases - Gerson Domingos e Childe Dundão
Extremos postes - Carlos Morais, Nicholas Faust e Gerson Gonçalves "Lukeny,
Extremos - Glofate Buiamba e Eduardo Simão
Postes - Aboubakar Gakou, Markieth Cummings, Cleusio Castro, Jone Pedro e Yanick Moreira
Calendário completo dos jogos:
Dia 24
Al Ahly Bengazi - CapeTown Tigers (17h00)
Al Alhy - Fus Rabat (20h00)
Dia 25
Petro de Luanda - Monastir (14h30)
Rivers Hoopers - As Douanes (17h30)
WR/MC