Luanda - O Petro de Luanda conquistou o título de campeão nacional da categoria juvenil, na especialidade de ginástica rítmica de conjunto, em provas disputadas, sábado, no pavilhão da Cidadela, na capital do país.
Neste dia de competições do Campeonato Nacional, foram protagonistas do feito da equipa petrolífero, as ginastas Alexandra Castelo, Haminata Baptista, Albertina Nunes, Lesliane Reis e Suraya Neto.
O quinteto do clube “tricolor” relegou para as posições subsequentes as equipas da Apolónia de Cabinda, formada pelas atletas Brigida de Gouveia, Jecira Manuel, Ariana Pires, Ângela Madolo e Fátima Lelo, e XLAC do Kilamba Kiaxi, composta por Marcelina Nelson, Marcelina Miconge, Liame Romana, Daniela Miconge e Estrela Landa.
Na aeróbica juvenil em individual, subiram ao pódio as ginastas Denaldina Boimuque (do Graça/Piaget), com a medalha de ouro, Domingas Barros (Trascambanda), com a prata e Isabel Ramiros (Petro de Luanda), com o bronze.
Para os saltos de tumbling juvenil, Januário Tungawassi, ginasta do Nacional de Benguela, liderou o pódio, com o ouro, seguido de Augusto João (Núcleo da Lunda-Sul), com a prata, e Vivaldo Huila (Petro de Luanda), com o bronze, no último lugar.
Na classe feminina, nos saltos de tumbling juvenil, Shacha Silva, do Petro de Luanda, ocupou o primeiro lugar, e deixou Edith Cacoma (Núcleo da Lunda-Sul) e Ana Assemba (CDBBA), em segundo e terceiro do pódio. Também decorreram as provas nas classes de juniores e seniores.
O Campeonato Nacional é um ensaio para o Festival de Ginástica, que se vai realizar em Abril próximo, em alusão aos 50 Anos da Independência, a assinalar-se a 11 de Novembro de 2025. VAB