Luanda - O Petro de Luanda recebe às 17 horas deste sábado o TP Mazembe da RDC, no estádio 11 de Novembro, sem as duas contrariedades do jogo da primeira “mão” da Liga Africana dos Campeões, terminado igualado a zero bolas.
Sem limitações de nenhuma índole, sexta-feira, no último treino da equipa, o extremo internacional angolano Gilberto Miguel “Gibelé" e o médio brasileiro Soares foram as principais atrações.
Na partida em Lubumbashi, Gilberto, recuperado de paludismo, foi poupado para este período decisivo, visando o objectivo de qualificação às meias-finais.
Soares, que na última partida saiu lesionado, trabalhou, também, de forma integral e poderá constituir-se em opção para o técnico Alexandre Santos.
Petro de Luanda e TP Mazembe reencontram-se 15 anos depois, com um somatório de dois triunfos para cada um e agora um empate (0-0) registado na presente “Champions”.
O primeiro confronto entre as duas equipas ocorreu na edição de 1988, com desfecho favorável aos angolanos (2-1), em Luanda, tendo repetido a proeza, na segunda ‘’mão’’, no terreno do adversário, por 1-0.
Os congoleses, por seu lado, superiorizaram-se nas duas partidas seguintes, com triunfos de (3-0), em Lubumbashi e 2-1, em Luanda, em 2009.
No último dia 30 de Março, os contendores não foram além de um empate a zero bolas, no Estádio de Lubumbashi.
Em caso de passagem para a outra fase, o vencedor mede forças com o Al Ahly do Egipto, que eliminou, na sexta-feira, o Simba Sport Club da Tanzânia, com agregado de 1-0 e 3-0.
Esta formação da RDC é uma representante histórica do futebol africano, sendo que uma eliminação pelos “tricolores” pode constituir-se na confirmação de uma era de ascensão para a equipa angolana.
O TP Mazembe ostenta cinco títulos de clubes campeões do continente, obtidos em 1967, 1968, 2009, 2010 e 2015. MC