Petro de Luanda na final da BAL

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 29 Maio de 2024 | 21h40
Equipa do Petro de Luanda em basquetebol
Equipa do Petro de Luanda em basquetebol
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - O Petro de Luanda qualificou-se, esta quarta-feira, para a final da Liga Africana de Basquetebol (BAL - sigla em inglês), ao derrotar o Town Tigers da África do Sul, por 96-86, em prova que decorre no Rwanda, Kigali.

O desafio foi ganho no prolongamento depois do empate 77 -77, no tempo regulamentar. 

No primeiro quarto, o Petro perdeu por 15-16, mas venceu os seguintes por 43-37 e 66-55.

Na parte final,  os angolanos falharam na defesa e permitiram que os sul-africanos acreditassem na mudança do placar, dada também as sucessivas perdas de bola.

Com o nervosismo patente no cinco “tricolor”, o adversário aproximou-se do resultado (73 -72), quando faltava um minuto e quarenta segundos para o fim da partida.

Momentos de muita tensão e com as equipas a acusarem a responsabilidade, o Tigers igualou o placar em 77 pontos.

No prolongamento, o representante angolano foi mais eficaz, acabando por carimbar o passe para a final com dez pontos de diferença (96-86).

O extremo-base norte-americano,Nicholas Faust, voltou a ser a melhor unidade do conjunto "tricolor", liderando o marcador com 23 pontos, 2 ressaltos e igual número de assistências, seguido por Gerson Lukeny, que anotou 16 pontos, 5 ressaltos e 6 assistências.

Na outra meia-final, o Al Ahly de Benghazi da Líbia eliminou o Rivers Hoopers da Nigéria, por 89-83, resultado obtido igualmente no prolongamento, depois de 73-73 no tempo regulamentar. 

É a segunda vez que os angolanos chegam à final deste evento, depois de 2022.

Com este triunfo, o Petro de Luanda garante presença na final da prova continental, onde terá pela frente o Al Ahly Benghazi da Líbia, em jogo marcado para este sábado (01), às 15h:00. 

A competição já teve como vencedores o Zamalek (Egipto), Monastir (Tunísia) e Al Ahly (Egipto). 
 
Ficha-técnica

Petro de Luanda: Gerson Domingos (03 ), Aginaldo Neto (não utilizado), Yanick Moreira (11), Markeith Cummings (04), Childe Dundão (06 ), Carlos Morais ( ), Jone Pedro (13 ), Gerson Gonçalves (16 ),  Eduardo Simão ( não utilizado), Cléusio Castro (07), Aboubakar Gakou (03 ), Nicolas Faust (23) e Glofate Buiamba ( 06)

Treinador: Sérgio Valdeomillos Moreno 

Cape Town Tigers: Dhieu Deng  (11), Cartier Diarra (17), Nkosinathi Sibanyoni (12), Samkelo Cele (19), Abdoulaye Ndoye  (14), Somusa Mhembu (00), Lebo Mofoleng (não utilizado),  Dylan Wiltbread (00), Ngor Manyang  (00), Brain Bridgeforth (13 ) e Yakyha Diop (não utilizado) 

Treinador: Mlungusi Mokwena

WR/MC





+