Benguela - O Petro de Luanda conquistou, na noite deste sábado, em Benguela, a Supertaça "Vlademiro Romero", ao vencer o Interclube, por 93-87.
Os ''petrolíferos'' venceram o primeiro e segundo quartos com os parciais de 21-17 e 43-40, respectivamente, mas perderam o terceiro, por 63-69.
Campeão nacional, o Petro entrou com vontade de dominar o jogo e cedo começou a construir a vitória, chegando ao intervalo já em vantagem (43-40).
Com mais argumentos e experiência, o conjunto petrolífero assegurou o primeiro troféu da época, designado Valdemiro Romero, em homenagem ao antigo treinador de basquetebol.
Do lado do Petro, os melhores marcadores foram Edmir Lucas, o melhor cestinha da partida com 21 pontos, Gerson Gonçalves (18 pontos), Jone Pedro (11 pontos) e Carlos Morais (10 pontos).
No Interclube, Carlos Cabral (17 pontos) e Fábio António (15 pontos) tudo fizeram para contrariar o favoritismo adversário, principalmente através de lançamentos exteriores.
Com grande determinação, o combinado de Apolinário Paquete não cruzou os braços e, após o intervalo, chegou a surpreender, muito por culpa de alguns erros individuais do Petro.
No 3º e penúltimo quarto da partida, a equipa jovem do Interclube apostou nas transições rápidas e igualou o placar por 45-45, mas o Petro ripostou e recuperou do susto com o parcial de 53-49.
O primeiro susto da partida aconteceu aos dois minutos deste terceiro quarto, quando Guilherme Monteiro converteu dois pontos e colocou, pela primeira vez, o Interclube em vantagem, por 60-59, chegando aos parciais 66-60 e 69-63.
Dois triplos de Hélmer Félix, um dos quais lançado a partir da quadra do Interclube, deram vantagem de seis pontos (69-63) no fim do terceiro período.
Mesmo assim, o Petro não virou cara à luta e conseguiu empatar com as investidas de Gerson Lukeny, com Hélmer Félix a voltar a dar vantagem ao Interclube (71-69) no início do último quarto.
Nos minutos derradeiros, a equipa de José Neto corrigiu depois as posições dos jogadores e, assim, conseguiu travar o ímpeto do adversário, que ainda tentou aproximar-se, mas sem sucesso.
Declarações dos treinadores:
O técnico-adjunto do Interclube, Hélder Domingos, atribui a derrota de sábado à falta de experiência dos seus jogadores.
Falando a jornalistas no final da partida, Hélder Domingos reconheceu a superioridade do adversário e salientou que a sua equipa é constituída maioritariamente por jogadores jovens.
Daí ter assumido que faltou tranquilidade e maturidade aos atletas, pois a vontade de ganhar era tanta, que causou alguma ansiedade.
O adjunto do treinador Apolinário Paquete afiançou que o Interclube podia fazer melhor, isto porque teve oportunidades de virar o resultado, principalmente no 3º quarto, em que foi superior ao Petro por 69-63.
Já o treinador do Petro de Luanda, o brasileiro José Neto, valorizou a conquista da Supertaça, após triunfo por 93-87 diante do Interclube.
Apesar do resultado, o timoneiro do Petro de Luanda reconheceu as dificuldades encontradas em campo, devido à determinação do adversário, mas destacou a identidade vencedora do seu combinado.
“É início da época e muita coisa vai melhorar, mas hoje era muito importante vencer”, frisou.
Segundo o treinador, o Petro de Luanda baixou de rendimento no 3º quarto, mas deu a volta por cima e conseguiu recuperar no derradeiro período do desafio.
“São situações que podem acontecer, principalmente num jogo único que vale um título”, disse, comentando que o mais importante não é a queda, mas saber levantar.
Relativamente ao campeonato Unitel Basket, José Neto reitera o objectivo de vencer a competição, garantindo que a equipa vai evoluir para atingir essa expectativa.
Ficha técnica:
Jogo realizado no Pavilhão Multiusos Acácias Rubras, em Benguela.
Petro – Interclube (93-87).
Ao intervalo: 63-69.
Marcha do marcador: 21-17 (1º quarto), 43-40 (intervalo), 63-69 (3º quarto) e 93-87 (resultado final).
Sob a arbitragem de Cláudio Eiuba, Fernando Domingos e Mimy Santo, as equipas alinharam e marcaram:
- Petro de Luanda (93): Gerson Domingos (2), Childe Dundão (6), Carlos Morais (10), Jone Pedro (11), Kenneth Manuel (8), Clésio Castro (4), Abou-bakar Gakou (8), Gerson Gonçalves (18), Teotónio Dó (2), Glofate Buiamba (2), Edmir Lucas (21) e Aldemiro João (1).
Treinador: José Neto
- Interclube (87): Emanuel Sebastião (4), Hélmer Félix (11), Fábio António (15), Francisco Gomes (0), Timóteo Txinalua (0), Paulo Barros (0), Guilherme Monteiro (9), Valdelício Joaquim (12), Wilson Cassav (2), Wilson Ambrósio (12), Islando Manuel (5) e Carlos Cabral (17).
Treinador: Apolinário Paquete.
Assistência: 1.800 espectadores. JH/CRB