Luanda – O Petro de Luanda participará na primeira edição da Superliga continental, prova anunciada quinta-feira pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para Outubro e Novembro deste ano.
Com local ainda por definir, a competição foi oficialmente anunciada em 3 de Julho de 2022 e teve o seu lançamento em 10 de Agosto do mesmo ano, em Arusha, (Tanzânia), durante a 44ª Assembleia-geral Ordinária da CAF.
Cada clube envolvido nesta Superliga Africana receberá um prémio de quase Euros 2 milhões, enquanto o vencedor do torneio terá nos seus cofres mais de Euros 6 milhões.
Os concorrentes estão isentos das despesas de transporte e alojamento, uma vez que o novo patrocinador vai suportar os gastos iinerentes.
Dos 24 clubes participantes do torneio, cada um receberá uma contribuição anual de Euros 3,5 milhões para compra de jogadores, pagamento de transporte e transferência de atletas.
Além da colectividade angolana, o Petro de Luanda, participam na 1.ª edição deste evento as seguintes equipas:
Al Hilal (Sudão), Simba (Tanzânia), SC Enyimba (Nigéria), Ashanti Kotoko (Ghana), Coton Sport (Camarões), TP Mazembe (RDC), Asec Mimosas (Côte d´Ivoire), Horoya Athletic (Guiné Conacri), JS Babyile, Belouizdad e ES Setif (Argélia).
Esperance de Tunis, Étoile du Sahel (Tunísia), Al Ahly, Zamalek, Pyramid e Al Masry (Egipto), Wydad, Raja Casablanca e RS Berkane (Marrocos), Mamelodi Sundowns, Orlando Pirates e Kaizer Chiefs (África do Sul) completam o grupo.