Luanda – O treinador da Selecção Nacional sénior masculino de basquetebol, Josep Clarós, definiu já os 12 jogadores angolanos para o Campeonato do Mundo FIBA2023, que se disputa de 25 deste mês a 10 de Setembro, no Japão, Filipina e Indonésia.
Angola, que já se encontra no local da competição, estreia-se (Grupo A) no dia 25, sexta-feira, diante da Itália, às 9h00, antes de defrontar as Filipinas no domingo (27), e dois dias depois a República Dominicana, em Manila (Filipinas).
Da escolha, o técnico espanhol confiou nos basquetebolistas Childe Dundão, Gerson Domingos, José Maconda, Gerson Lukeny, Leonel Paulo, António Monteiro, João Fernandes, Eduardo Francisco, Gilson Bango, Bruno Fernando, Sílvio de Sousa e Kevin Kokila.
O processo de preparação do cinco nacional começou no país, na província de Benguela, prosseguindo em Espanha, onde realizou um jogo amistoso diante da Venezuela, com vitória de 66-61.
Seguiu-se a participação na Taça Rei da Jordânia, em Amã, bem como mais um jogo amistoso com a selecção do Japão.
Com nove presenças, o melhor resultado que o conjunto angolano conseguiu alcançar foi o nono lugar no Mundial FIBA2006, no Japão.
A prova tripartida (Japão, Filipinas e Indonésia) da Ásia conta com a participação inédita de 32 equipas.VAB