Luanda - O treinador da Selecção Nacional, Pedro Gonçalves, manifestou hoje (quinta-feira), em Luanda, a determinação da equipa vencer a similar de Eswatini, com vista a conseguir pontos e se qualificar para o Campeonato do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México.
Falando em conferência de imprensa de antevisão ao jogo, sexta-feira, às 17h00, no Estádio 11 de Novembro, na capital do país, o técnico referiu que depois de “brilharem” no CAN da Côte d'Ivoire, querem dar um passo seguinte, vencendo o Eswatini, para alimentar a hipótese de apuramento ao mundial.
Acrescentou ter noção da capacidade do adversário, pelo facto de correr muito e fazer remates de longa distância, mas que também possuem pontos fracos a serem explorados pelos anfitriões.
Por sua vez, o capitão Freddy adiantou que entrarão com “garra” para vencer o desafio, referindo-se sobre a motivação do grupo.
Quanto aos treinos, os Palancas Negras (designação da selecção angolana) encerraram a preparação de campo à porta fechada, contando com 27 jogadores dos 28 convocados, após a ausência de Zito Luvumbo, por lesão.
O jogador Nurio Fortuna integrou o plantel está manhã, tendo treinado regularmente com a equipa, que foi encorajada pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão.
Fazem parte da selecção:
Guarda-redes: Langanga (Sagrada Esperança), Dominique (Etoile Carouge) e Neblú (1.° de Agosto)
Defesas: Jonathan Buatu (Gil Vicente, Port.), Clinton Mata (Lyon, Fran.), David Carmo (Olympiacos, Grec.), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Jonas Ramalho (Al-Ahli Manama, Bar.), Jordi Gaspar (Pau FC, Fran.), Gaspar (Estrela da Amadora, Port), Nurio Fortuna (KAA Gent, Belg.) e Sandro Cruz (Desportivo de Chaves, Port.).
Médios: Freddy (Eyupspor, Turq.), Maestro (Adana Demirspor, Turq.), Domingos Andrade (Felgueiras, Port.), Show (Maccabi Haifa, Isr.), Marco Silva (União de Leiria, Port.), Megue (Petro de Luanda) e Estrela (Erzurumspor).
Avançados: Mabululu (Al-Ittihad, Egi), Gilberto (Petro de Luanda), Milson (Maccabi Telavive, Isr.), Gelson Dala (Al-Wakrah, Qat.), Depú (Gil Vicente, Port), Lucas João (Umm-Salal, Qat.), Manuel Benson (Burnley, Ing.), Randy Nteka (Rayo Vallecano, Esp.) e Zito Luvumbo (Cagliari, Ital.).
No Grupo de apuramento, Angola é o quarto colocado, com dois pontos, liderado pelos Camarões, com quatro. Cabo Verde está em segundo, com quatro pontos, os mesmos que tem a Líbia, no terceiro posto.
As Ilhas Maurícias são a quinta classificada, com apenas um ponto, ao passo que Eswatini é o sexto, sem pontuar. Angola procura a segunda qualificação ao mundial, depois de 2006, na Alemanha. JAD/VAB