Luanda - Pedro Gonçalves, técnico da Selecção Nacional de futebol (Palancas Negras) elevou Angola ao 93º posto do Ranking da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), sendo desde já a melhor classificação desde 2015.
Fruto dos resultados no Campeonato Africano (CAN`2023), terminado na Côte d`Ivoire, com a consagração do anfitrião, Angola protagonizou uma subida de 24 lugares, estando agora no top- 100 das melhores selecções do mundo.
Quando o luso Pedro Gonçalves chegou à Selecção Nacional, Angola encontrava-se no 124º posto do ranking da FIFA.
Em uma entrevista que concedeu ao sitio do órgão reitor do futebol mundial, o treinador abordou, no entanto, as dificuldades que tem enfrentado, apesar de considerar a jornada cada vez mais promissora.
Afirmou que lidera um grupo de jogadores que acredita em um sonho de fazer sempre melhor, inclusíve qualificar-se para o Campeonato do Mundo de 2026, depois de ter estado na edição da Alemanha`2006.
Para ele, os jogadores angolanos são criativos e muito positivos, independentemente de ganhar, perder ou empatar, uma forma de estar que constitui já uma marca.
Recorde-se, Angola terminou a participação na prova continental com números até então nunca conseguidos nesta prova da CAF.
Qualificou-se para os quartos-de-final e terminou a prova na liderança das selecçõe que mais marcaram golos (9 no total). O capitão Fredy foi o atleta do campeonato com mais assistências.
Angola teve dois jogadores eleitos “homem do jogo”, nomeadamente, o atacante Gelson Dala (duas vezes) e o defesa central Kialunda Gaspar.
Ao longo das suas participações em provas do género, o país nunca logrou alcançar três vitórias (contra a Mauritânia, de 2-0, contra o Burkina Faso, de 3-2 e contra a Namíbia, de 3-0). MC