Paulo Sérgio defende inclusão de clubes na formação sobre arbitragem 

     Desporto              
  • Moxico • Domingo, 15 Setembro de 2024 | 11h34
Árbitro Angolano, Paulo Sérgio
Árbitro Angolano, Paulo Sérgio
Laite Tito (ANGOP)

Luena – O árbitro internacional Paulo Sérgio defendeu, este sábado, no Luena, província do Moxico a inclusão, na formação sobre a lei de arbitragem, de dirigentes desportivos e treinadores de futebol, com vista a se reduzir as polémicas na interpretação de lances.

Segundo o árbitro, que falava à ANGOP sobre as perspectivas da nova época futebolística no país, os clubes deveriam apostar em ciclos de formações permanentes sobre esta matéria, tendo em conta as constantes actualizações das leis de arbitragem que acontecem no futebol.

“Muitos dirigentes ainda apresentam um nível de dificiência na interpretação de conteúdos, e a aposta na formação evitaria “equívocos desnecessários”, que levam os jogadores e adeptos a se atirarem contra a equipa de arbitragem”, disse. 

Apesar de admitir erros em alguns decisões, entretanto lamentou o facto de muitos clubes que atiram-se contra as equipas de arbitragem, mesmo com fraca aposta na planificação e constituição de plantel que apresentam.

“Apesar de estarmos sujeitos a errar, garanto que temos árbitros com muita qualidade em Angola”, disse.

Em termos individuais, prometeu continuar a trabalhar para a manter a perfomace nas suas actuações, quando for escalado para ajuizar as partidas nesta nova época futebolística no país.

Detentor de um projecto de massificação de arbitragem iniciado em 2020, na cidade do Luena, Paulo Sérgio disse que conta que conta com um grupo de 38 árbitros em formação, que já têm apresentado resultado na cobertura dos campeonatos municipais e provinciais realizados no Moxico.

Natural do Moxico, Paulo Sérgio estreou-se no Campeonato Nacional de Futebol (Girabola) em 2015, tendo parcipado, no seu percuso, nas provas internacioanis de clubes (Liga dos Clubes Campeões e Taça Nelson Madendela), bem como na Taça Cosafa, prova de selecções de futebol da África Austral. TC/YD





Notícias de Interesse

+