Luanda – O técnico Paulo Macedo afirmou, esta segunda-feira, em Luanda, que espera por um rápido enquadramento das jogadoras a selecção Nacional sénio feminina de basquetebol tendo a 1.ª janela de apuramento ao Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket´2025), a realizar-se de 02 a 10 de Fevereiro, na capital angolana.
Falando à imprensa, durante a apresentação das atletas convocadas na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no Complexo da Cidadela, o seleccionador nacional disse ser importante manter o elenco coeso e forte, sendo que as mais experientes devem transmitir experiência às mais novas a fim de enquadrarem-se rapidamente.
Numa lista com atletas na faixa etária dos 17 anos, mostrou-se expectante com o que as basquetebolistas podem fazer nestas três semanas, tendo como foco ter a certeza de escolher bem as 12 e conseguir o principal objectivo de apurar-se ao Afrobasket.
Das 20 convocadas, três atletas que evoluem no exterior ainda não têm data marcada para a sua chegada. Trata-se de Italee Lucas do Azoursporting do Rwanda, Sara Caetano e Rafaela Henriques, ambas do CRC Quinta dos Lombos de Portugal.
Segundo o técnico, haverá uma dificuldade para chegarem pois não se trata de uma janela da FIBA, mas a federação entrará em contacto com os clubes para que se juntem ao conjunto o mais rápido possível.
No entanto, disse que almeja tê-las já a partir da próxima semana, altura em que serão avaliadas as condições de todas, bem como as 12 escolhidas para a competição.
Esclareceu que as condições estão todas criadas que na tarde de faça o primeiro treino de preparação no Pavilhão 28 de Fevereiro, na capital angolana.
Por seu turno, a sub - capitã do combinado nacional, Cristina Correia do Sporting de Luanda, explicou que os objectivos mantêm-se, vão trabalhar para o apuramento primeiro e depois conquistar a competição.
Acredita que cada elemento integrante na convocatória, tem a responsabilidade de dar o seu máximo e conseguir alcançar o maior objectivo.
Fisicamente sente-se em condições e deseja contribuir da melhor forma a selecção. Segundo a capitã, é um grupo bastante renovado, jovem, mas está preparado psicologicamente sabendo do que enfrentarão daqui para frente.
Angola campeã continental em duas ocasiões, no Afrobasket´2011, em Bamako, no Mali,e em 2013, na cidade de Maputo, em Moçambique, ambas ocasiões com o treinador Aníbal Moreira.
Fazem parte da convocatória, Isabel Fernando, Ana Serviço, Denise Pascoal, Osmilde Rodrigues, Avelina Peso, Cristina Matias, Rosa Gala, Valentina Chinhama (1.º de Agosto), Francisca Mateus e Magda Musol (Formigas do Cazenga). Integram, igualmente, Italee Lucas (Azoursporting Club), Sara Caetano, Rafaela Henriques (Quintas dos Lombos), Cristina Correia, Luzia Simão, Nelma Cunha (Sporting de Luanda), Nadir Manuel, Domingas Lussati, Marioneth da Silva, e Angelina João (Interclube). IN/WR