Luanda - Os Jogos Africanos da Patinagem foram adiados pelo Comité Executivo da World Skate África e Federação egípcia da modalidade, para de sete a 11 de Dezembro próximo, no Cairo (Egipto).
O evento devia disputar-se de 28 de Setembro a 2 de Outubro no mesmo país.
Segundo uma nota da Federação Angolana de Patinagem que a ANGOP teve acesso essa sexta-feira, em Luanda, tal decisão surge na sequência do atraso na apresentação da documentação por parte dos países participantes.
Angola participará no evento com as selecções de honra, de Sub-20 e das disciplinas associadas, designadamente, Skate Boarding, a ser orientada por José Mendes, e Inline Speed e Inline Freestyle, por Fábio de Freitas.
A selecção principal será liderada pelo argentino Miguel Belbruno, que se junta ao grupo apenas no dia 20.
Tendo como objectivo a revalidação do título, conquistado em Luanda (Angola), em 2019, a pré-selecção de honra é composta pelos seguintes hoquistas:
Adilson Diogo, Airton Chissanga, Argentino Agostinho, Bernardo Domingos, Dorivaldo Francisco, Fábio Faria, Francisco Eduardo, João Furtado, José Daniel, Francisco Bento, Mário Sumbo, Nelson Correia, Pedro Watanga, Pedro Sarmento, Sérgio Lukukurico e Wilson Castro.
Para a mesma competição, a Federação de Patinagem convocou doze jogadores de hóquei em patins em Sub-20 e atletas para as disciplinas associadas na qual Angola será estreante.
Sub-20: Avanilson Massa, Emanuel Costa, Felisberto Mateus, Gedeão Catchia, Geovanni Vitoriano, Kamber José, Márcio Mateus, Mauro Quiteque, Pinchas Muamba, Ricardo Vidigal, Sérgio Jamba e Wagner Jamba.
SkateBoarding: Arnaldo Ribas e Zenildo Guilherme
Inline Speed masculino: Adelino Lucas e Lamec Bola
Inline Speed feminino: Glória Nkano e Maria Dombaixe
Inline Freestyle masculino: Jorgelino Raimundo e Sírio Ngola
Slalom feminino: Glória Nkano e Lúcia Pinto.
Jump masculino: Paulo Augusto e Victoriano Samuel
Roller Freestyle: Clécio Cristiano e Paulo Daniel
No evento continental, Angola está no grupo A com as congéneres do Congo e da África do Sul, enquanto que no B figuram o anfitrião Egipto, Benin e Moçambique.