Luanda – O ex-seleccionador de Futsal, Benvindo Inácio, afirmou sábado, em Luanda, que o jogo amistoso com a Argentina, agendado para 2025, melhorará o nível técnico e emocional da selecção nacional, visando o CAN no mesmo ano, em Marrocos.
O treinador reagiu assim ao recente anúncio do Presidente da República, João Lourenço, sobre a vinda ao país da selecção “albiceleste”, para as festividades dos 50 anos de independência nacional, no próximo ano.
Benvindo Inácio disse que defrontar a argentina, campeã mundial (1978, 1986 e 2022) e com uma legião de atletas de alto nível, com destaque para Lionel Messi (eleito o melhor jogador do mundo pela oitava vez) vai inspirar maior ambição entre os atletas, refletindo-se isto no desempenho durante o Campeonato Africano.
A fonte da ANGOP acrescentou que realizar jogos de elevado grau de dificuldade contribuirá para um conjunto mais forte e melhor preparado para, por exemplo, defrontar adversários como o Brasil ou Espanha.
Sobre a qualificação para o CAN´2025, onde protagonizou inéditos, liderou o grupo F, somou quatro vitórias, dois empates, marcou sete golos, sofreu apenas dois e totalizou 14 pontos, disse que Angola só precisa estar unida para surpreender no evento continental.
Alertou, no entanto, para a necessidade de garantir condições financeiras, de trabalho, de logística, bem como melhor valorização dos jogadores quanto aos prémios e inerentes para os motivar.
Benvindo Inácio mencionou a qualidade do futebol dos “Palancas Negras” decorrente da integração de jogadores que evoluem na Europa e na América, sobretudo, onde os campeonatos são extremamente competitivos.
No seu histórico a nível das honras, Angola já defrontou em algumas ocasiões adversárias de topo como Portugal, no Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha (derrota de 0-1), mas contra a Argentina será apenas pela segunda vez em 49 anos de futebol nacional.
Na altura, os argentinos venceram, por 2-0, com golo de Maxi Rodríguez (17´) e Juan Pablo Sorín (39´), em desafio disputado no Estádio de Arechi, na Itália. IN/MC