Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Judoca angolano perde na estreia dos Jogos Olímpicos

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 28 Julho de 2024 | 16h25
Judoca Edmilson Pedro estagia em Portugal
Judoca Edmilson Pedro estagia em Portugal
Cedida

Luanda - O judoca angolano Edimilson Pedro perdeu hoje (domingo) na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris2024, por desqualificação, no combate frente ao Serdan Rahimov, da República do Turcomenistão.

Campeão africano, na categoria dos (-66), o lutador nacional vencia o seu adversário a 30 segundos do fim do combate, com Wazare (pontuação favorável) e com dois Shido (faltas), mas fruto das sequências de faltas foi desqualificado na terceira penalização.

Em reacção a eliminação do único judoca angolano no evento, o presidente da Federação Angolana da modalidade, Hermenegildo dos Santos, em breves declarações à ANGOP, afirmou que esperava-se por uma vitória de Edimilson Pedro, porque tecnicamente estava em vantagem.

“Mas, fruto da sequência de faltas foi eliminado do seu único combate da prova de acesso a fase seguinte. Agora é preciso reorganizar as ideias e planificar as eliminatórias de acesso aos próximos Jogos Olímpicos”, perspectivou.

Histórico de Angola em Jogos Olímpicos:

O judo angolano estreou-se em Seúl (1988), com sete atletas masculinos, nomeadamente, Adão Dias, Hélder de carvalho (falecido), José António, Lotuala N´Dombassy, Luís Fortunato, Moisés Torres e Ricardo José.

Nos Jogos de 1992, em Barcelona (Espanha), o número reduziu para três judocas também em masculinos. Estiveram nesta empreitada, os atletas José Maria, Francisco e João de Sousa (irmãos).

Em Atenas´2004, Londres´2012 e Rio´2016, o judo feminino dominou com a presença única de Antónia de Fátima Moreira “Faia”.

Na França, além do judo e andebol feminino, Angola está presente na competição com o atletismo, natação, canoagem, remo, vela e andebol feminino. DJ/VAB

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+