Luanda - Angola participará no Campeonato do Mundo de Parahalterofilismo (halterofilismo adaptado), a disputar-se de 17 a 25 de Março, no Cairo (Egipto) com dois atletas, de acordo a convocatória divulgada esta terça-feira, em Luanda.
Segundo a nota do Comité Paralímpico Angolano (CPA), a que a ANGOP teve acesso, trata-se dos atletas, da categoria dos 49 kg, Pedro Adão (medalha de bronze na edição decorrida em 2022, no Dubai) e Mauro Luís (sexto colocado no Campeonato Africano em 2014, no Congo Brazzaville).
O combinado nacional, liderado por António Baltazar, procura no evento a qualificação para os Jogos Paralímpicos de França “Paris`2024”, em Setembro deste ano.
Pedro Adão é o 16º classificado no Ranking africano, enquanto Mauro Luís é o 19º colocado.
A concentração dos pré-seleccionados acontece a 1 de Março, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, sendo que a preparação inicia no dia seguinte.
Com dez anos de prática (2024), o Parahalterofilismo é praticado nas províncias de Luanda, Benguela, Bié, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Huambo, num universo de 26 atletas, em ambos os sexos.
IN/MC