Luanda – A selecção nacional de futebol defronta a similar de Moçambique em sete de Julho, no Estádio Rei Zwelithini, em Durban (África do Sul), em desafio de “revanche”, após derrota por 0-2, num amistoso em 2017.
Trata-se da última vez que ambas selecções se defrontaram. No desafio, disputado no Estádio do Zimpeto (Maputo), os golos foram marcados por Clésio, aos 57 minutos, e aos 72`, o defesa angolano Herenilson foi infeliz ao introduzir a bola na sua própria baliza.
Emparceiradas no grupo C da prova africana, o encontro será pontuável à primeira jornada da Taça Cosafa, sendo que na segunda ronda (10 de Julho) joga com as Ilhas Maurícias, no Estádio Princess Magogo, em KwaMashu, e fecha a fase inicial diante do Lesotho (12 de Julho), no Estádio Chatsworth.
A 22ª edição do evento da África Austral, a disputar-se de 05 a 16 de Julho próximo, na cidade de Durban, África do Sul, ficará marcada pela implementação dos novos moldes de disputa, onde as 12 formações participantes são divididas em três grupos de quatro equipas cada.
A melhor selecção de cada grupo qualifica-se para as meias-finais, tal como os segundos colocados.
As meias-finais serão disputadas em 14 de Julho, ao passo que a final e o terceiro lugar no dia 16 do mesmo mês.
A selecção do Zimbabwe e da Zâmbia lideram o palmarés com seis títulos conquistados cada, seguidas pela África do Sul (5), Angola (3) e Namíbia (1).
Grupos da Taça Cosafa2023:
A: África do Sul, Namíbia, Eswatini e Botswana.
B: Zâmbia, Malawi, Seychelles e Comores.
C: Moçambique, Angola, Maurícias e Lesotho.MC