Luanda – A boa prestação de Angola no Campeonato do Mundo de futsal, a disputar-se de 14 de Setembro a 6 de Outubro, no Uzbequistão, passa por uma organização proporcional ao nível do evento.
De acordo com o antigo seleccionador, Benvindo Inácio, em declarações esta terça-feira à ANGOP, em Luanda, na sequência da convocatória para o evento, a Federação Angolana de Futsal (FAFUSA) terá de organizar-se igual ou melhor do que fez por ocasião do Campeonato Africano, resultando daí a segunda posição.
O ex-técnico acredita nas competências dos atletas e da equipa técnica, liderada pelo português Marcos Antunes, desde que a preparação seja feita ao pormenor.
No sorteio, realizado domingo (26), Angola ficou no Grupo C com a Argentina, Ucrânia e Afeganistão.
Sobre os adversários, Benvindo Inácio considera equilibrado, bastando que a FAFUSA crie condições para que a preparação permita formar um grupo altamente competitivo.
Afirmou que o facto de o Campeonato do Mundo decorrer logo após a disputa das provas nacionais permitirá maior leque de atletas selecionáveis.
Conforme a fonte da ANGOP, as chances do combinado nacional contra a seleção da Argentina (vice-campeã) são muito reduzidas, apenas cinco ou dez %, perspectivando melhor resultado diante do Afeganistão e da Ucrânia.
Angola estreou-se no Mundial de Futsal da FIFA em 2021, e não passou da fase de grupos.
Perdeu diante das seleções do Japão (4-8), Paraguai (1-4) e da Espanha (1-4).
No Ranking Mundial de Futsal, divulgado recentemente pela FIFA, Angola ocupa a 47.ª posição, com 1054.42 pontos, ao passo que no Ranking Africano é a terceira classificada, com 1054.42 pontos.
O Brasil lidera o Ranking Mundial com 1568.41 pontos, seguido por Portugal (1527.61 pts), enquanto a Espanha ocupa a 3.ª posição (1514.42.pts).
As adversárias de Angola, a Ucrânia é a 12.ª (1271.49 pts) e o Afeganistão o 30.º (1125.38 pts).
Em Abril, recorde-se, a selecção angolana sagrou-se vice-campeã africana ao perder na final diante do anfitrião Marrocos, por 1-5, prova disputada no Pavilhão Salle Palais des Sports, em Rabat. IN/MC