O objectivo é massificar e voltar aos títulos africanos -Ana Dias Lourenço

     Desporto              
  • Luanda • Sábado, 10 Agosto de 2024 | 17h28
1 / 2
Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço
Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço
Domingos Cardoso - ANGOP
2 / 2
Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, reinaugura quadra do Vila Clotilde
Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, reinaugura quadra do Vila Clotilde
Domingos Cardoso - ANGOP

Luanda - A massificação do basquetebol nos escalões etários em todo o país, para retorno aos títulos africanos, é o objectivo do programa “ReviangAngola”, apadrinhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.

Falando à imprensa, após reinaugurar o Pavilhão do Clube Vila Clotilde, em Luanda, a Primeira-Dama referiu-se ao programa de desenvolvimento que motivou a requalificação do imóvel, agora denominado “Pavilhão Fernando de Sousa”, em homenagem a um dos membros mais antigos da colectividade.

ReviangAngola, um programa em que também são parceiros a Federação Angolana de Basquetebol e a Fundação Ngana Zenza, voltada ao Desenvolvimento Comunitário, de iniciativa da Primeira-Dama, e de carácter nacional, devendo nesta fase inicial abranger a província de Luanda e depois as restantes.

Ana Dias Lourenço afirmou ser impossível fazer formação sem condições de infra-estruturas, apelando às pessoas de boa vontade, fundamentalmente as que podem ajudar no âmbito da responsabilidade social.

“Para todos que podem participar, que se juntem ao programa e à Primeira-Dama, enquanto madrinha, para os apoios necessários e podermos disseminar o basquetebol e pavilhões não só em Luanda”, reiterou.

Afirmou ser necessário mais espaços desportivos já que para ministrar os treinos existem os antigos campeões, citando como exemplo os ex-internacionais Miguel Lutonda, Maria Barbosa e Herlander Coimbra, todos presentes no acto.

Ana Dias Lourenço afirmou que a reinauguração do pavilhão constitui uma data marcante na perspectiva do desenvolvimento, acrescentando que durante os jogos de apresentação disputados entre a formação da casa (Vila), Ferroviário e Formigas do Cazenga notou alguns talentos e duas ou três torres.

Estiveram presentes na actividade, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, a ministra da Educação, Luísa Grilo, o presidente da FAB, Moniz Silva, e representantes de países como Nigéria, Namíbia, São Tomé e Príncipe, entre outros. 

O Clube Vila Clotilde foi fundado há 71 anos. Movimenta o esgrima, golfe, karaté e basquetebol, esta última é a modalidade de eleição. MC





+