Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou, esta sexta-feira, em Luanda, que o nível do desporto nacional é positivo e que decorrem acções para a melhoria da coordenação do trabalho.
Durante uma visita à sede da Agência Angola Press (ANGOP), no quadro do fortalecimento dos laços institucionais entre o Ministério de tutela e os principais órgãos de comunicação social do país, o dirigente disse que existe a consciência de que o desporto em particular é um factor social dinâmico.
No quadro da evolução da actividade, apontou a aprovação pelo Conselho de Ministros do Plano Nacional para o Desenvolvimento do Desporto 2024-2027 (PLANADESPORTO), assente em cinco pilares fundamentais, designadamente, desporto escolar, desporto comunitário, desporto de competição, medicina do desporto e infra-estruturas.
Formado em educação física e em psicologia, Rui Falcão afirmou que o seu pelouro trabalha no sentido de produzir melhor e criar condições para que no processo do alto rendimento os atletas possam, de facto, atingir níveis elevados e hastear a bandeira de Angola no espaço internacional.
Falou sobre a necessidade de atingir grandes performances para a obtenção de resultados face aos investimentos feitos e que tal só será possível fazer “se estivermos todos de mãos dadas, principalmente os jornalistas que são os principais vectores da divulgação do nosso trabalho”.
Sobre o PLANADESPORTO, o ministro referiu que já decorrem acções práticas e citou como exemplo o domínio comunitário, com a inauguração de infra-estruturas que irão beneficiar o desporto escolar, como o pavilhão do Vila Clotilde (localizado no Maculusso) e outro no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), na Maianga.
“A ideia é criar melhores condições para que os jovens tenham acesso ao aprendizado daquilo que é o gesto desportivo, o domínio desportivo de cada uma das modalidades em busca de melhores performances nos vários escalões”, frisou
Durante a entrevista em que abordou diversos aspectos da vida desportiva em Angola, Rui Falcão disse que continuará a manter encontros do género com os jornalistas, exactamente para dar a conhecer o trabalho e receber opinião sobre as eventuais falhas, melhorias ou correcções.
Antigo praticante de Karaté-dó, Rui Falcão foi nomeado Ministro da Juventude e Desporto no dia 14 de Fevereiro deste ano. Antes, foi secretário do Bureau Político para a Informação e Propaganda do MPLA, partido no poder.
Ocupou cargos de liderança no sector do desporto. Entre 1985 e 1989 foi chefe do Departamento de Programação e Avaliação da Direção Nacional de Cultura Física e Recreação, da Secretaria de Estado de Educação Física e Desporto (1989 e 1992) e director nacional de Cultura, Física e Recreação.
De 2008 a 2012, Rui Falcão foi igualmente presidente da mesa da assembleia-geral da Federação Angolana de Andebol. MC