Luanda - A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, afirmou, esta sexta-feira, em Luanda, que o desporto constitui papel fundamental no desenvolvimento do país, apresentando-se como fenómeno associado à vida cultural e económica.
Esta acção social, segundo a interlocutora, tem sido cada vez mais conhecida como veículo de promoção do bem-estar, saúde, dimensão cultural e coesão social, da democracia, da igualdade e da solidariedade.
Falando em nome da ministra de Estado para Área Social, Dalva Maurícia Calombo Ringote, na abertura da terceira conferência da Associação Angolana da Mulher e o Desporto (AMUD), disse que a actividade física possibilita, também, estudos e avanços no universo do conhecimento.
No que diz respeito à “Mulher e o Desporto”, Palmira Barbosa afirmou que Angola deu importantes passos e teve nas últimas décadas um percurso histórico-evolutivo.
Disse que tal aposta resultou no aumento significativo do número de mulheres no desporto federado e, por via disso, uma maior participação à frente de importantes estruturas de decisão na esfera pública e privada.
Acrescentou que, não obstante essas valiosas conquistas, existe a consciência de que há ainda longo caminho a percorrer, citando a AMUD como uma das parceiras no âmbito do incentivo às mulheres para a prática desportiva.
O encontro conta com a participação de mais de uma centena de convidados e um leque de prolectores nacionais e estrangeiros, destacando-se a presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, e o seu hom´logo angolano, Gustavo da Conceição.
Entre os temas reservados para o período da manhã, intervieram a ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, que abordou o tema “ Políticas de igualdade de gênero e o alinhamento com os objectivos de desenvolvimento sustentável”.
Seguiu-se a primeira mesa redonda sobre “Obstáculos e desafios superados ao longo da carreira desportiva e sua inserção na sociedade”, painel que contou com o testemunho de várias individualidades, como Palmira Barbosa e José Armando Sayovo (ex-atleta do atletismo adaptado).
A conferência da AMUD decorrerá até sábado sob o lema “Inspirar Jovens Mulheres à Prática do Desporto”.
A cerimónia de abertura contou com um acto cultural, destacando-se a actuação do grupo teatral Horizonte Nzinga Mbabdi. MC