Luanda - O presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Leonel da Rocha Pinto, e seu homólogo da Tanzânia, Peter Sarungi, concorrem à presidência da Federação Africana de Futebol para Amputados (FAAF).
A eleição realiza-se no dia 1 de Março, terça-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda, durante a Assembleia-geral do organismo, que inicia segunda-feira.
No conclave, serão debatidos a organização interna da instituição sob liderança de uma Comissão de Gestão, após ter sido dissolvido, em 2021, por ilegalidade, o elenco directivo de Richard Adesha, do Ghana.
A Comissão Eleitoral para a eleição dos novos corpos gerentes da FAAF é constituída por Lawrence Kitimbo (presidente - Uganda), Celeste Tchiama (Angola), Thullah Aruna (Serra Leoa) e Dawda Keita (Gâmbia).
O escrutínio será supervisionado por membros da União Africana (UA), designadamente, Dominique Bizimana e Nicole Isimbi (ambos do Rwanda).
A Assembleia-geral do órgão que tutela o futebol para amputados no continente terá participação presencial com Angola, Gâmbia, Quénia, Uganda, Nigéria, Liberia, Rwanda, serra Leoa e Tanzânia.
Os representantes dos Camarões, Zanzibar, Ghana, Marrocos e Egipto far-se-ão presentes via plataforma Zoom, de acordo com fonte da organização.
A Comissão Eleitoral e os representantes da UA reuniram-se este domingo, na sede do Comité Paralímpico Angolano, no Complexo da Cidadela, para conformar todos os aspectos inerentes ao exercício eleitoral.