Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Norberto de Castro promete protecção dos direitos de formação dos atletas

     Desporto              
  • Cuanza Norte • Sexta, 01 Novembro de 2024 | 10h00
Candidato da lista "A" às eleições na FAF, Norberto de Castro
Candidato da lista "A" às eleições na FAF, Norberto de Castro
Dr

Ndalatando - O candidato da lista A à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Norberto de Castro, informou, quinta-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza-Norte, que será "implacável" na defesa e  protecção dos direitos de formação dos atletas pelos clubes.

Segundo o aspirante ao cadeirão máximo da Federação de Futebol no país, que falava no acto de apresentação do seu programa eleitoral aos associados na província, caso seja eleito, os clubes formadores deverão usufruir dos benefícios e mecanismos de solidariedade, segundo o regulamento da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA).

Para Norberto de Castro, o país precisa melhorar neste quesito, em função da cobiça e transferência irregular de atletas de um clube para o outro, sem beneficiar o que o formou.

"Os clubes sofrem na formação dos atletas e não recebem absolutamente nada quando o jogador é transferido para uma nova equipa. Nós vamos ter que acabar com isso. O clube que estiver interessado em um atleta de formação obrigatoriamente tem que pagar os direitos de formação", defendeu.

Durante o encontro, Norberto de Castro propôs o cumprimento dos regulamentos e legislação desportiva, massificação da formação do futebol nas mais várias facetas.

Reiterou a criação de três zonas de formação, sendo  a A com sede na cidade de Mbanza  Congo,  compreendendo as província de Luanda, Cabinda, Zaire, Bengo, Uíge e Cuanza-Norte, a B com sede na cidade do Lubango, englobando as províncias do Huambo, Benguela, Namibe, Cunene e Cuanza Sul, e a zona C com sede na cidade de Saurimo, integrando as províncias do Moxico, Cuando Cubango, Lunda Norte, Malanje e Bié.

A manutenção e gestão de infra-estruturas desportivas, a formação de quadros, bem como apoio financeiro anual, que deverá variar entre os 100 a 300 mil kwanzas, aos clubes que participarão em competições federadas, dentre outras,  constam das propostas da lista "A".

Norberto de Castro concorre à presidência da FAF, com Alves Simões da lista B e Artur de Almeida da lista C.  As eleições acontecem a 30 de Novembro próximo.

A Associação Provincial de Futebol (APF), conta  com 11 clubes associados com direito de voto, incluindo o voto da própria instituição, perfazendo 12  votos na  província do Cuanza-Norte. EFM/IMA/YD





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+