Sumbe - O candidato à presidência da Federação Angolana de Futebol (FAF), Norberto de Castro, prometeu terça-feira, no Sumbe, província do Cuanza-Sul, a concessão de bolsas de estudos para República Federativa do Brasil aos novos talentos.
O candidato da lista A fez esse pronunciamento durante a apresentação do seu programa, para o ciclo olímpico 2024/2028, à população eleitoral do Cuanza-Sul.
Disse que, em caso de vitória, vai incentivar a captação de novos talentos nas 18 províncias de Angola, com bolsa para o futebol brasileiro e ligas europeias, com os clubes de formação a serem os detentores dos passes dos atletas.
Norberto de Castro disse que irá implementar a competição entre selecções provinciais nas diversas categorias, escalões entre elas, a de sub-13, que servirá de ponto de partida para a correcção e redução da adulteração de idade, com apoio dos encarregados de educação e das escolas.
Disse ser necessário prestar melhor atenção ao futebol feminino, com a organização de competições a partir da base, com apoio directo do Ministério da Educação e das administrações municipais.
Norberto de Castro disse que se vencer as eleições a FAF vai passar assumir o pagamento dos árbitros.
Relativamente ao vencedor do Girabola, reiterou o pagamento de 100 milhões Kwanzas contra os actuais KZ 25 milhões, enquanto o vencedor do Zonal de apuramento terá como prémio KZ 25 milhões e o do Campeonato Nacional feminino receberá 30 milhões Kwanzas.
No domínio das infra-estruturas, as linhas de força passam pelo melhoramento das já existentes, para além da construção de centros de rendimento, três zonas de treinamentos desportivos e melhorar os regulamentos, organização administrativa, massificação do futebol e outros.
Norberto de Castro, candidato da lista A, nasceu a 18 de Janeiro de 1961, no bairro Sambizanga, em Luanda, começou a carreira como futebolista no Benfica de Luanda, em 1979 transferiu-se para o Progresso do Sambizanga e 1980 fundou a equipa Jovem da Bola e, posteriormente, a escola com o seu nome.
Foi presidente das velhas Guardas do Sambizanga em 2002 e 2005.
A sua campanha está a decorrer sob o lema “O futebol em Boas Mãos Forte, Organizado e Competitivo”. Cij/LC/ALH