Luanda - A nadadora angolana N'hara Fernandes atingiu a marca mínima que a habilita representar Angola nos Jogos Olímpicos, na cidade francesa de Paris, em 2024, ao completar 631 pontos FINA.
A atleta de 16 anos de idade atingiu a pontuação no Campeonato Nacional de natação aberto de Portugal em juvenis, juniores e seniores, qualificativos ao evento multidisciplinar do próximo ano, ao cronometrar o tempo de 27.59 na prova de 50m livres.
Esta marca, batida em 29 de Julho, de acordo com uma nota oficial que a ANGOP teve acesso, esta segunda-feira, constitui recorde júnior e absoluto e quebra os dois anteriores recordes de 28.12 e 27.68 pertencentes à Catarina Sousa.
Assim, N'hara Fernandes disputa a única vaga feminina para a representação nacional nas olimpiadas de Paris, com as experientes Lia Lima e Maria Freitas
N'hara Fernandes tem demonstrado grande evolução na performances desportiva, numa altura em que cumpre bolsa olímpica por via da Federação Angolana Natação (FAN), iniciada na África do Sul e agora em Portugal.
A nível nacional, a atleta, formada pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda, é detentora de várias medalhas de ouro juvenis e recordes nacionais.
Foi influente para o segundo lugar conquistado por Angola no Campeonato Africano da Zona IV, disputado este ano no país, com um total de 74 medalhas.
Naquele evento, decorrido na Piscina do Alvalade, N'hara contribuiu com três medalhas individuais, sendo uma de prata nos 50m bruços (37.02), duas de bronze nos 50m livres (29.62) e 100m bruços (1:23.33), além das participações em medalhas colectivas.
N’hara vai ainda participar no Campeonato do Mundo Júnior que terá lugar na cidade de Netanya (Israel), de 4 a10 de Setembro juntamente com Nyriam Morais, Carlota Silva Stephanie Jurado e Jasmine Lourenço (femininos).
Na mesma competição, em masculinos, seguem Yusseni Furtado, Enzo Anjos, José Cochofel, David Padre, Janel Tati.
JAD/MC