Luanda - O Clube Desportivo Ngueto Maka, da província do Uíge, sagrou-se sábado, em Luanda, campeão nacional sénior masculino de basquetebol em cadeira de rodas, ao vencer o Obra Social da Maxinde (Malanje), por 40-29, em jogo decorrido no pavilhão da Cidadela.
Com este triunfo, o Ngueto Maka conquistou o quarto título. Nos três primeiros, o conjunto denominava-se Misto do Uíge, que foi tricampeão (2021, 2022 e 2023).
Para chegar à final, o Clube Desportivo Ngueto Maka ficou invicto nas três primeiras jornadas do grupo A. Derrotou o CRP de Viana (55-25), o Misto do Cuanza Sul (44-19) e os Escorpiões de Viana (43-31).
A formação do Mártires do Cuito obteve a 3.ª posição, ao vencer os Escorpiões de Viana, da província de Luanda, por 50-43.
O basquetebolista do Ngueto Maka, Ntanda Afonso, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) e, também, o melhor cestinha, com 105 pontos.
A distinção de melhor treinador coube a Júlio Mendes, do Ngueto Maka, enquanto o Obra Social da Maxinde (Malanje) a formação “fair-play”.
O Misto de Cabinda é a equipa mais titulada da competição, com seis troféus, seguido do Misto do Uíge, com quatro (um como Ngueto Maka), o mesmo número que tem os Escorpiões de Viana.
Classificação final:
1.º - Ngueto Maka do Uíge
2.º Obra Social da Maxinda de Malanje
3.º Mártires do Cuito (Bié)
4.º Escorpiões de Viana
5.º Misto de Cabinda
6.º CRP de Viana
7.º Misto do Cuanza Sul
8.º Misto do Huambo
IN/MC