Natação: Senegalês Mohamed Diop é o novo presidente da CANA

     Desporto           
  • Luanda     Sábado, 04 Maio De 2024    15h53  
Mohammed Diop, Novo presidente da confideração africana de natação
Mohammed Diop, Novo presidente da confideração africana de natação
Gaspar dos Santos - ANGOP

Luanda - O senegalês Mohammed Diop foi eleito, este sábado, em Luanda, com 28 votos, o novo presidente da Confederação Africana de Natação (CANA), tendo em vista o quadriénio 2024-28.

O antigo secretário-geral da CANA desde 2016, actualmente designada “África Aquatics”, substituiu no cargo o veterano Sam Ramsamy, de 86 anos de idade, eleito em 2012. 

O  novo líder da natação africana derrou nas urnas o presidente do Comité Olímpico do Uganda, Donald Rukare, que obteve 14 votos, registando-se quatro nulos dos 46 possíveis.

Sob a presidência de Diop, a África Aquatics, fundada em 1970, terá como secretário-geral o presidente da Zona IV, o sul-africano Jaice Naido, e como tesoureiro, o marroquino Zouheir El Moufti.

No seu plano de acção, Diop pretende continuar com a massificação do programa "natação para todos, natação salva vida" (swim for all, swim for life) em todos países membros para evitar o número de mortes por afogamento.

A aposta na melhoria da performance dos nadadores africanos, com treinamento em centro de alto rendimento, figura, igualmente, entre os planos do novo elenco de "olhos" em melhores resultados em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.

O presidente da Federação Angolana de Natação, Joaquim Santos, integra a lista de membros do Bureau da África Aquatics, após a saída do  compatriota Mario Fernandes, que cessou o mandato de vice-presidente.

Trata-se do primeiro congresso do órgão reitor da modalidade no continente realizado no país, tal como o Campeonato Africano Absoluto que encerra este domingo com as provas de águas abertas, na Ilha de Luanda.

 JAD/MC





+