Natação: Presença do público considerada indispensável

     Desporto           
  • Luanda     Quarta, 24 Abril De 2024    09h46  
Natação é das modalidades mais medalhadas nos Jogos da Região 5
Natação é das modalidades mais medalhadas nos Jogos da Região 5
Alberto Donga-ANGOP

Luanda – A presença do público no complexo da piscina do Alvalade, em Luanda, palco da 16ª edição do Campeonato Africano das Nações em Natação, é um factor importante para impulsionar os atletas da Selecção Nacional durante a prova, a disputar-se de 30 de Abril a 5 de Maio, em Luanda.

De acordo com o presidente da Federação Angolana de Natação (FAN), Joaquim dos Santos, dada a importância da prova, que envolverá os atletas mais rápidos de África, o apoio do público nas bancadas pode ajudar no moral do conjunto angolano perante os principais candidatos ao título, designadamente os sul-africanos, egípcios e tunisinos.

Em declarações à imprensa, durante a cerimónia de apresentação da prova, indicou que o objectivo é tentar manter o ciclo de conquistas de medalhas, como se registou em 2021, no Ghana, e em 2022, na Tunísia.

Em 2021, em Accra (Ghana), Angola arrebatou seis medalhas de bronze, por intermédio de Salvador Gordo (júnior), Catarina Sousa e quatro em estafetas. Já em 2022, na Tunísia, obteve uma de bronze, por Lia Lima.

A prova, a ser organizada pela 1ª vez no país, contará com 35 países inscritos, devendo o número atingir os 42 pelas presenças confirmadas.

A competição reserva de 30 de Abril a 4 de Maio em água pura e no dia 5 encerra com a partida de fundo em águas abertas, esta última 
em cinco quilómetros, na Ilha de Luanda.

Angola torna-se no segundo país da Zona IV da Confederação Africana da Natação (CAN) a albergar o maior evento da modalidade no continente, depois da África do Sul, que ''bisou'', em 2008, na cidade de Joanesburgo e Bloemfontein, em 2016.

Para esta missão, a Selecção Nacional vai competir com os atletas Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Lia Lima, N’hara Fernandes, Maria Freitas e Djamel Pires.

Constam ainda, Enzo Anjos, Sebastião Vika, Luyane Costa, David Padre, José Cochofel, Janel Tati, Yano Elias, Rafaela Santo, Nyriam Morias, Carlota Silva e Rhanya Santo.

Os Sul-africanos, os maiores titulados do continente com 10, são os campeões da última edição disputada em Tunis, na Tunísia.

IN/FN

 





+