Luanda – As selecções da Zâmbia, Zimbabwe e Côte d’Ivore destacam-se entre as ausentes do 16º Campeonato Africano de natação, por atraso na confirmação, após inscrição para o evento, que decorre na Piscina do Alvalade, em Luanda.
Este facto, resulta de uma decisão da Confederação Africana de Natação (CANA).
Segundo o porta-voz da competição, Luís Costa, que falava recentemente à ANGOP, o trio tinha confirmado a presença, mas não cumpriu com os prazos estabelecidos para a confirmação de que estariam de facto presentes.
O CAN`2024, qualificativo para os Jogos Olímpicos de Agosto/Setembro próximo, em Paris, também não conta com os representantes de São Tomé e Príncipe, Ilhas Seychelles e Moçambique, por questões financeiras.
Disputam a prova, as selecções do Egipto, África do Sul, Quénia, Tunisia, Botswana, Argélia, Cabo Verde, RDC, Benin, Rwanda, Libia, Senegal, Camarões, Ilhas Comores, Eswatini, Lesotho, Marrocos, Uganda e Burundi.
Completam o grupo, Sudão, Tanzânia, Togo, Burkina Faso, RCA, Djibouti, Guiné Equatorial, Gâmbia, Ghana, Guiné Conacry, Malawi, Mali, Mauritânia, Serra Leoa, Gabão, Guiné Bissau, Madagascar,Ilhas Maurícias, Namíbia, Níger e Nigéria.
JAD/MC