Nadadora fala em percurso favorável do zonal IV

     Desporto           
  • Luanda     Segunda, 17 Abril De 2023    17h21  
Pormenor de uma prova de natação
Pormenor de uma prova de natação
Alberto Julião - ANGOP

Luanda - O percurso do Ponto Final da Ilha de Luanda, indicado para o Campeonato Africano da Zona IV, em águas abertas, foi referenciado pela nadadora Rafaela Santos, como favorável para a Selecção Nacional conquistar medalhas nas diferentes categorias.  

A referência da concorrente angolana, vice-campeã da zona IV, na distância dos 5km, deve-se ao facto de a água ter menos ondulação, que permite mais rapidez e menos paragem durante o trajecto, condição que contribui para a obtenção de boas marcas.

Falando à ANGOP, após ter conquistado (sábado) a prova dos 4 km do torneio de ensaio à competição (1h.06min.03 decs), a ser disputado em sete de Maio, acrescentou que esta característica é mais leve e fácil para execução de braçadas.

Entretanto, a  também filiada ao Clube Náutico mencionou o cheiro mais forte da água daquela zona direita à entrada do Ponto Final, em relação o do antigo percurso da Contra Costa da Ilha de Luanda, situação que pode ser adaptável com mais treino no percurso.

No seu historial, consta também a presença no mundial de águas abertas, disputado em Setembro passado, nas Ilhas Seychelles, medalha de ouro no Meeting Internacional de Luanda, com uma hora, 42 minutos e 59 segundos, em prova de 5km.  

Por sua vez, o vencedor da prova dos 4km, em masculino, do torneio preparatório Yano Elias, com o registo de 1h.03min.13 dec, também elogiou o palco do zonal IV, justificando que o corpo “abana” pouco e a concentração do atleta é focada para as braçadas.

É a primeira vez que o país vai acolher a competição da zona, depois de 2015. Além da prova de mar, o Zonal IV2023 arranca no dia 3 a 6 de Maio, com a natação pura, na piscina do Alvalade. JAD/VAB

 

 

 

 

 

 

 

 

 





+