Cazenga - A direcção Municipal dos Tempos Livres, Juventude e Desporto do Cazenga procedeu esta sexta-feira, em Luanda, ao lançamento do projecto ‘’Xadrez nas Escolas e nas Comunidades’’, para promover a modalidade no seio da juventude estudantil e moradores da circunscrição.
Segundo o responsável da Juventude e Desporto do Cazenga, André Soares, que falava durante o acto, o projecto surge da necessidade de promoção da aprendizagem desta modalidade desportiva ainda na instrução primária, pela importância de que ela se reveste.
Explicou que a direcção está a trabalhar no sentido de ter pessoas com capacidade de levar a bom ritmo a implementação da modalidade nas instituições de ensino.
“ O projecto terá duração de quatro meses, prevendo-se a participação de mil alunos da iniciação até o primeiro ciclo. Deste modo, identificar alunos no Cazenga e crianças com potencial para a prática deste desporto e posteriormente serem acompanhados pela federação para futuros torneios competitivos ”, disse.
Informou que após a fase de lançamento, serão realizados campeonatos municipais para a massificação do desporto nas comunidades.
O projecto vai abranger todas as escolas do ensino, desde a iniciação até o primeiro ciclo, contando com 30 tabuleiros para as partidas e 12 técnicos, com o apoio da Escola Forminguinha do Cazenga para a massificação do xadrez no município.
André Soares reconheceu, contudo, que por ser uma modalidade de baixo custo, todas as crianças de diferentes idades, classes sociais e necessidades especiais, podem fazer parte de uma aula ou no clube de xadrez.
Acrescentou que os programas de xadrez escolares oferecem óptimas oportunidades sociais, emocionais e académicas para os alunos, no geral, e ajudam a desenvolver a criatividade, capacidade de resolução de problemas, para além de estimular o raciocínio lógico, a concentração e a paciência.
Além disso, referiu, exercita a mente, aumenta o rendimento escolar, melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico.
Disse, por seu lado, que ajuda no processo de socialização, favorecendo a sua integração em ambientes escolares.
“Trata-se de um jogo que fomenta aspectos intelectuais e recreativos, ao mesmo tempo que promove a socialização e respeito pelas normas legalmente estatuídas”, frisou.
O acto de lançamento contou com a presença da administradora do distrito urbano do Hoji-Ya-Henda, Josefa Soloche e do director municipal da educação do Cazenga, Armindo Santiago Domingos, entre outros.
Com uma área de 41,2 quilómetros quadrados, o município do Cazenga é o quinto mais populoso da província de Luanda, com seis distritos urbanos, nomeadamente, Tala Hady, Cazenga Popular, Hoji-ya-Henda, 11 de Novembro, Kima-Kenza e Kalawenda.DJ/ACS/FN