Mundial2026: Secretária de Estado mantém crença nos Palancas Negras   

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 12 Junho de 2024 | 00h04
Secretária de Estado, Teresa Ulundo
Secretária de Estado, Teresa Ulundo
Marcelino Camões-ANGOP

Luanda - A Secretária de Estado para o Desporto, Teresa Ulundo, expressou esta terça-feira a sua convicção na capacidade da Selecção Nacional de futebol de continuar a lutar para o apuramento ao Campeonato do Mundo de 2026, nos Estados Unidos da América, Canadá e México.

Em declarações à imprensa, após o empate da equipa de Angola com os Camarões, por 1-1, no Estádio 11 de Novembro, para a 4ª jornada da zona africana de qualificação, a dirigente afirmou ter sido um encontro difícil, mas que os jogadores nacionais demonstraram valentia e determinação.      

“Foi um jogo de muita pressão em que as duas selecções tinham o mesmo objectivo. Os nossos jogadores, que estiveram a perder na primeira parte, foram capazes de empatar o jogo e continuar a pensar na vitória. Por isso, ainda há esperança e vamos continuar a lutar para o alcance do objectivo”, disse.          

Posição idêntica, foi manifestada pelo governador da província de Luanda, Manuel Homem, considerando que os Palancas Negras, designação da selecção angolana, entraram um pouco pressionados, mas que na segunda parte tiveram um comportamento competitivo diferente e controlaram o jogo.         

Já o presidente da Federação Angolana de Futebol, Artur Almeida e Silva, admitiu ter faltado maior velocidade e controlo de bola por parte dos integrantes do conjunto do país, que poderiam ter um resultado mais positivo.        

Ao destacar a presença do Presidente da República, João Lourenço, no campo, o líder da FAF explicou que trouxe uma grande motivação para a Selecção Nacional, que vai continuar apostar na concretização dos propósitos do país.

O antigo e actual presidente honorário da FAF, Armando Machado, defendeu a necessidade de uma melhor organização interna, para que os resultados positivos possam surgir com normalidade.    

Sobre o desafio, a anfitriã iniciou a perder, com golo dos camaroneses, aos 11 minutos, apontado por Bryan Mbeumo, tendo empatado, aos 54´, por auto-golo de Ngadeu, na sequência de um remate do angolano Gelson Dala.

Angola volta a jogar em 16 de Março de 2025, diante da Líbia, em Trípoli, para a 5ª jornada da competição, e recebe depois Cabo Verde, no dia 23 do mesmo mês, para a ronda seguinte.

Na classificação do Grupo D, a Selecção Nacional ocupa a 4ª posição, com seis pontos. Camarões são os líderes (8 pts), Líbia, na segunda posição (7 pts), os mesmos que Cabo Verde (7 pts), na terceira.

As Ilhas Maurícias estão na 5ª posição (4 pts) e o Eswatini na 6ª e última, sem pontuar.

VAB



Tags


Notícias de Interesse

+