Mundial2026: Palancas obtêm primeira vitória na eliminatória

     Desporto              
  • Luanda • Sexta, 07 Junho de 2024 | 22h40
Jogo Angola vs Eswatini
Jogo Angola vs Eswatini
Nelson Malamba -ANGOP

Luanda - Depois de dois empates, a Selecção Nacional de futebol obteve, esta sexta-feira, em Luanda, no Estádio 11 de Novembro, a primeira vitória na eliminatória africana do grupo (D) de acesso ao Campeonato do Mundo 2026, no México, Estados Unidos da América e Canadá.

Em jogo da terceira jornada, disputada no Estádio 11 de Novembro, a equipa de Angola triunfou sobre a similar de Eswatini, por 1-0, com golo de Mabululu, aos dois minutos, no desvio de cabeça de um cruzamento de Gelson Dala.

Com este resultado, os Palancas Negras (selecção angolana), que redimiram-se dos empates com Cabo Verde e Ilhas Maurícias, colocam-se na segunda posição da série, com cinco (5) pontos.

Ainda sobre o desafio, quatro minutos depois, foi a vez do adversário levar perigo a baliza da anfitriã, tendo o remate saído ao lado.

Com à táctica virada para o jogo ofensivo, aos oito minutos, Milson colocou Gelson Dala em posição de golo, mas este foi antecipado pelo guarda-redes contrário.

Na sequência, o defesa angolano, David Carmo, acabou por efectuar um corte bem na linha, aos 20 minutos, em que Eswatini pautou o seu jogo no meio campo.

O atacante Mabululu, mais uma vez, num lance oportuno, acabou por chocar com o guarda-redes Sibusiso, e este acabou por se lesionar, com gravidade, substituído, em situação que resultou na paragem de sete minutos, chegando-se ao intervalo.

Na segunda parte, os caseiros entraram com força, pautando o seu futebol nas alas, já com o Depú em campo, ao render Mabululu.

Este, meio perdido no terreno de jogo, ainda chegou a marcar um golo, aos 67, mas acabou anulado, por se encontrar em posição irregular.

O jogador Manuel Benson, fez a sua estreia ao serviço do combinado angolano, entrou em grande, ao segurar a ala direita do ataque, obrigando os contrários a defender, no máximo da força e evitar o dilatar do marcador.

Sempre com o apoio dos mais de trinta mil adeptos presentes, Randy Nteka, e o capitão Fredy assumiram as acções dos Palancas, na etapa final, sem alteração do resultado, consumada à primeira vitória na eliminatória.

Angola procura à segunda qualificação ao mundial, depois da presença de 2006, na Alemanha.

WR/VAB



Tags


+