Luena – Analistas desportivos na província do Moxico recomendaram maior prudência defensiva da Selecção Nacional de Futebol no desafio desta terça-feira, diante da Congénere de Cabo Verde, para apuramento ao mundial da modalidade a decorrer nos EUA, México e Canadá.
Privilegiar a posse de bola e pautar na transacção rápida é a recomendação do analista desportivo Jacinto Calialia, para o combinado nacional vencer a partida, que acontece no estádio 11 de Novembro, em Luanda, para as qualificativas, zona africana, do Campeonato do Mundo de 2026.
Caracterizou o Cabo-Verde como um adversário com jogadores jovens e experientes, sobretudo no sector ataque, aconselhando o seleccionador nacional a apostar em jogadores “fortes”, defensivamente.
Jacinto Calialia exortou a presença do público na “catedral” do futebol nacional para galvanizar os jogadores em campo, com vista a conquista dos três pontos.
Na mesma perspectiva, Graciano Inocêncio, outro analista desportivo, disse que acredita no potencial do conjunto nacional, mas aconselha maior persistência no ataque e no sector defensivo.
Apostou em sector ofensivo liderado por Freddy, Benson, Gelson Dala e Mabululu para garantir a vitória nacional.
Angola e Cabo Verde disputam a 6ª jornada do Grupo (D) de acesso ao Campeonato do Mundo de 2026, a realizar-se nos EUA, México e Canadá.
No historial de partidas, as duas selecções já se defrontaram por oito vezes, com quatro empates e duas vitórias para cada.
No grupo D, Angola ocupa a quarta posição na tabela classificativa, com sete pontos, enquanto Cabo-Verde é líder do grupo com 10 pontos.
Camarões ocupa a segunda posição com nove pontos, seguido da Líbia, terceira (8), Ilhas Seychelles, 5.ª (4) e Eswatini, 6.ª (1). LTY/TC/YD