Luanda – A Nova Zelândia um dos países organizadores, a par da Austrália, do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA de 2023, aberto hoje, derrotou a similar da Noruega, por 1-0, em desafio da primeira jornada do grupo A.
O único golo do encontro, realizado no estádio Eden Park, foi apontado por Hannah Wlkinson, aos 48 minutos.
A maior competição feminina da modalidade no planeta, a disputar-se de 20 de Julho a 20 de Agosto, conta com a presença de 32 selecções e 736 jogadoras.
A prova arrancou com a fase de grupos, num formato idêntico ao do Mundial masculino, com as 32 selecções divididas por oito grupos, jogando três partidas cada.
Esta é a primeira edição com 32 selecções finalistas, depois de na anterior, em França, em 2019, terem estado 24 concorrentes.
Para o grupo B, a Austrália, outro país anfitrião defronta a Irlanda, no estádio de Accor.
O continente africano está representado por quatros países, designadamente, Nigéria (grupo B), Zâmbia (C ), África do Sul (G) e Marrocos (H).
(Eis os grupos):
Grupo A
Nova Zelândia, Noruega, Filipinas, Suíça
Grupo B
Austrália, Irlanda, Nigéria, Canadá
Grupo C
Espanha, Costa Rica, Zâmbia, Japão
Grupo D
Inglaterra, Haiti, Dinamarca, China
Grupo E
Estados Unidos, Vietname, Países Baixos, Portugal
Grupo F
França, Jamaica, Brasil, Panamá
Grupo G
Suécia, África do Sul, Itália, Argentina
Grupo H
Alemanha, Marrocos, Colômbia, Coreia do Sul
FN