Luanda – A Zâmbia obteve esta segunda-feira a primeira vitória no Campeonato do Mundo de futebol feminino, que decorre na Austrália e Nova Zelândia, ante a Costa Rica, por 3-1, em jogo da 3ª e ultima jornada da primeira fase (grupo C).
Ao intervalo, as africanas já venciam por 2-0, com golos de Lushomo Mweemba, aos três minutos e Barbara Banda, de penalte (31’). Racheal Kundananji (90+5) apontou o terceiro tento.
A selecção sul-americana reduziu, aos 47 minutos, por intermédio de Melissa.
Apesar do triunfo, as zambianas não conseguiram o apuramento para a fase seguinte, fruto das pesadas derrotas (0-5) consentidas nas rondas anteriores, diante do Japão e Espanha, respectivamente.
Na outra partida do grupo, a Espanha foi goleada (0-4) pela congénere do Japão, mas os dois conjuntos garantiram o apuramento para os oitavos de final.
Marcaram para as japonesas, as jogadoras Hinata Myazawa (12 e 40 minutos), Kiko Ueki (29') e Mina Tanaka aos 82'.
As Selecções da Irlanda e da Nigéria empataram (0-0), enquanto o Canadá foi goleado pela Austrália (0-4) para o grupo B.
As anfitriãs e as nigerianas apuraram-se para os oitavos de final, após terminarem nas duas primeiras posições com seis e cinco pontos cada. O Canadá ficou em terceiro (4) e Irlanda em ultimo com um.
Estão já qualificadas para a fase seguinte, para além do Japão e Espanha (grupo C), as selecções da Noruega e Suíça (A), Inglaterra (D), Suécia (G) e Colômbia (H). FN