Luanda – A África do Sul tornou-se na segunda selecção africana a se qualificar para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, após vencer hoje, quarta-feira, a congénere da Itália, por 3-2.
A Nigéria (grupo B) foi a primeira do continente africano a se apurar para a fase seguinte. As restantes representantes, designadamente Marrocos e a Zâmbia não tiveram a mesma sorte.
Os golos do encontro, referente a terceira e última jornada (grupo G), foram marcados por Genedelta Orsi aos 32 minutos (auto golo), Hildah Magala (67’) e Thembi Kgatla (90+2) para as sul-africanas.
A jogadora Arianna Caruso (11’ de penaltie e aos 74) apontou para a selecção italiana.
Na outra partida da ronda e do mesmo grupo, a Suécia que estava qualificada antecipadamente, venceu a Argentina, por 2-0, com golos de Rebecka Blomqist (66’) e Elin Rubnsson (90’).
Estão já apuradas para os oitavos de final, as selecções da Holanda e os EUA (grupo E) juntam-se ao Japão, Espanha (C), Noruega e Suíça (A), Inglaterra e Dinamarca (D), África do Sul e Suécia (G), Colômbia (H), Nigéria e Austrália (B).
Jogam neste momento, as formações da Jamaica/Brasil e Panamá/França para o grupo F, liderado pelas Francesas com quatro pontos, os mesmos que as jamaicanas, em segundo lugar- Brasileiras e panamenhas seguem com três e zero pts. FN