Luena – A província do Moxico será o palco da 4º edição do Campeonato Regional dos Jogos Escolares a serem disputadas a partir de 5 de Abril próximo, anunciou esta quinta-feira, o governador local, Ernesto Muangala.
Intervindo a cerimónia de empossamento de novos gestores públicos, o governante disse que é um compromisso que a província assumiu junto do Ministério da Educação, com vista a dinamização do desporto e a cultura local, no quadro da celebração dos 50 anos da Independência Nacional.
Apelou ao engajamento dos diferentes gabinetes provinciais para o êxito deste evento, que contará com a participação de atletas do Moxico, Moxico Leste, Lunda – Sul, Lunda – Norte e Malange.
Após o seu empossamento, o director do Gabinete Provincial da Juventude e Desporto, Horácio Sachamuaha, disse que o desafio do sector passará pela requalificação das infra-estruturas desportivas existentes, com destaque para o Pavilhão Gimno Desportivo “27 de Março” que se encontra em avançado estado de degradação.
A maior infra-estrutura polidesportiva da Região Leste carece de obras de melhorias do piso, dos balneários e do tecto.
Além daquela infra-estrutura, Moxico conta com outras quadras desportivas no Complexo “Camarada Tchifuchi”, Liceu 11 de Novembro, Instituto Politécnico de Administração e Gestão (IPAG) e na Escola de Artes e Ofícios.
Em 2024, não se realizou o Campeonato Regional de Jogos Escolares, que seria na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, por escassez de infraestruturas desportivas.
A província do Moxico já venceu cinco medalhas de ouro nas modalidades de Andebol feminino, futebol masculino, Basquetebol masculino e Atletismo, em ambos os sexos, conquistadas na II edição da fase regional, que albergou em 2020.
Na primeira edição da competição realizada na província de Malange, em 2018, conquistou uma medalha de ouro, em Atletismo. TC/HD