Luanda - O director de Desenvolvimentos da Federação Internacional de Artes Marciais Mistas (IMMAF), Shihan Andrey Moshanov, afirmou hoje (domingo), em Luanda, que as infra-estruturas desportivas e hoteleiras de Angola têm qualidades para acolher o Campeonato do Mundo da modalidade, em 2026.
Em declarações à ANGOP, por ocasião da visita de constatação das condições do Pavilhão Multiusos do Kilamba (Arena de Luanda), que também será palco da 8ª Edição do Campeonato Africano de MMA, agendado para Maio deste ano, o responsável disse que o país também tem potencial humano para sucesso nestas duas provas internacionais.
O dirigente, que no período da manhã, realizou uma sessão de treino com a pré-Selecção Nacional, acrescentou que o Campeonato Africano será mais um teste e oportunidade de Angola mostrar o seu potencial de organização à África e ao Mundo.
O director da IMMAF começou a sua visita de trabalho na marcha desportiva, em alusão ao Dia Nacional do Desporto, assinalado em 23 de Janeiros, em que caminhou 10 quilómetros, numa organização do Ministério da Juventude e Desportos, na área adjacente ao Pavilhão do Kilamba.
Segunda-feira, às 9 horas, no Ministério da Juventude e Desportos, Shihan Andrey Moshanov terá um encontro com o ministro de tutela, Rui Falcão, que vai abordar os encargos de Angola para a prova mundial, em 2026.
Está igualmente programada uma reunião com os ministros da Defesa e do Interior, respectivamente, Ernesto dos Santos e Manuel Homem, para a análise de aspectos relativos à introdução da modalidade de MMA nos Jogos Militares do Mundo.
Os ministérios da Educação e da Saúde, com propósitos de mais apoios ao Projecto Crime Zero, implementado no país pela Federação Angolana da especialidade, também fazem parte dos encontros.
Na terça-feira, a visita de trabalho do representante da IMMAF continua com a viagem a província do Uige, em que vai reunir com as autoridades locais, para tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento do mesmo projecto.
A visita de sete dias tem como objectivo garantir que o país esteja devidamente preparado para receber este evento de grande importância para o MMA a nível continental. BSV/VAB