Luanda - Angola poderá albergar, em 2026, o Campeonato do Mundo de Artes Marciais Mistas (MMA), caso reúna as condições exigidas pela Federação Internacional da modalidade, entre as quais, a componente logística.
Em declarações hoje (domingo) à ANGOP ao telefone, o presidente da Federação, Armando Diogo, informou que para além de Angola, foram igualmente seleccionados a China e os EUA, durante a Assembleia-geral do órgão que rege a modalidade no mundo, realizada na passada quinta-feira (23), na Albânia.
‘’O país que reunir todas as condições será o escolhido para albergar esta importante competição’’- disse o responsável.
Indicou, que a proposta será apresentada ao Ministério da Juventude e Desporto, para o devido tratamento.
As competições imediatas, precisou, serão organizadas pelo México, em 2025, enquanto do próximo ano (2024), por um país a ser indicado pela Federação Internacional.
O líder federativo aproveitou para fazer o balanço da participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo disputado na cidade de Tirana (Albânia), tendo ocupado o terceiro lugar com uma medalha de prata e duas de bronze.
A medalha de prata foi conquistada por Nickas Helander, em seniores nos 120 KG, enquanto as de bronze foram arrebatadas por Wilson Manuel (em juniores), nos 52.KG e Hélder Manuel (seniores) +120 KG.
Angola competiu com os lutadores Hélder Manuel+120 kg, Niclas Herlander +120 kg, Nkunga Vakanda 56.7 kg (Júnior) e Wilson Manuel (52.kg)
Contou ainda com as presenças de Maurício Pascoal 56,7kg, Clelio Gomes 65.7kg, Pedro Calembele (70.3kg), Luan Chaka (83.9kg), Mário Stefan 92.9kg José Txambunga -120kg, Matias Monteiro 65.7kg (Juniores) e Leonardo Pascoal 61.2kg.
Informou, que depois do país falhar a conquista da medalha de Ouro na competição da Albânia, as atenções estarão viradas para a defesa do título no campeonato africano, a decorrer em Maio do próximo ano, na Namíbia.
BSV/FN